Os indicadores de desempenho na indústria devem ser usados tanto para avaliar os processos atuais do negócio como para desenvolver estratégias mais eficientes para o futuro.
Dessa forma, é fundamental definir quais indicadores acompanhar. Mas como fazer isso? Esta decisão deve ser tomada considerando os objetivos da indústria e os principais desafios operacionais.
A seguir, conheça 10 indicadores de desempenho na indústria e como um sistema ERP contribui no monitoramento das métricas.
Veja também: Como otimizar a gestão da produção industrial com um sistema ERP?
Quais indicadores de desempenho na indústria acompanhar?
Em geral, na indústria, os indicadores ajudam a mensurar a produtividade e a qualidade dos processos. Além disso, fornecem informações relevantes para identificar gargalos, ineficiências e desperdícios, contribuindo na melhora do desempenho.
Neste sentido, cada negócio deve determinar quais indicadores são mais relevantes para compreender o cenário interno. Confira!
1. Número de produtos produzidos
Essa métrica é usada para identificar a quantidade de itens produzidos em um determinado período. Este número pode ser usado para avaliar um setor específico, equipe ou turno.
2. Produtividade homem/hora
O indicador acompanha a produtividade individual tanto no processo produtivo como em tarefas administrativas.
Deve-se medir, por exemplo, a quantidade de produtos ou tarefas realizados em um intervalo pré-definido, como hora ou turno.
Leia também: Como funciona o planejamento e controle de produção no setor industrial?
3. Tempo Médio Para Reparo (MTTR)
O cálculo do Mean Time To Repair, ou Tempo Médio Para Reparo, indica o tempo empregado para voltar à operação normal após uma falha. Ou seja, monitora o tempo de resposta das equipes e equipamentos.
Em geral, essa métrica é usada para controle da manutenção de equipamentos e processos do time responsável.
4. Tempo de inatividade
Entre os indicadores de desempenho na indústria, esta métrica indica o tempo que equipamentos e colaboradores ficaram inativos durante o turno. Assim, este índice identifica se as falhas são sucessivas e afetam o desempenho da indústria.
Com isso, é possível calcular a produtividade e verificar o impacto da inatividade no lucro do negócio.
5. Tempo Médio Entre Falhas (MTBF)
O cálculo do Mean Time Between Failures, ou Tempo Médio Entre Falhas, revela o intervalo entre falhas operacionais.
Essa métrica mostra se o maquinário está desgastado, se é insuficiente para o ritmo produtivo exigido e se é necessária à substituição de máquinas. Também pode indicar processos falhos que precisem de revisão.
Leia também: Internet das coisas na indústria: saiba como utilizá-la
6. Horas trabalhadas na produção
Esse indicador revela quantas horas são necessárias para desempenhar as atividades em um determinado período.
Caso o número de horas esteja elevado, pode ser necessário rever processos ou tornar as etapas mais eficientes para melhorar a lucratividade e o desempenho da indústria.
7. Nível de utilização da capacidade instalada
Um dos principais indicadores de desempenho na indústria revela se o uso do maquinário e das instalações está pleno ou ocioso. Por exemplo, caso a linha de produção tenha capacidade para 10 mil itens mensais e está produzindo 7 mil, indica uma capacidade ociosa.
Esse fato pode ocorrer devido a um problema operacional, como baixa produtividade ou queda no aproveitamento da capacidade do maquinário. Ou ainda, é possível que esta redução da produção seja temporária em decorrência de um planejamento estratégico.
8. Custo total de produção
Este índice revela dados como o custo dos insumos, das horas-máquina, das horas-homem, dos suprimentos e da depreciação dos equipamentos.
Tal valor pode ser monitorado por período, setor, linha de produção ou outros aspectos. Esse acompanhamento ajuda a identificar os custos operacionais e, portanto, identificar o lucro final após a venda.
9. Giro do estoque
Essa métrica serve para verificar as entradas e saídas de produtos do estoque, avaliando quanto tempo uma mercadoria fica parada.
Afinal, o excesso de itens parados no estoque pode:
- Comprometer a capacidade de armazenamento da indústria;
- Indicar uma queda nas vendas;
- Tornar o estoque muito custoso.
10. Margem de contribuição e percentual de lucro
Esse indicador de desempenho na indústria revela o lucro do produto após a venda, descontando os custos de produção, armazenamento, logística etc.
Por meio dessa métrica, a empresa pode identificar quais os produtos mais lucrativos e verificar o percentual de lucro de cada item.
Como o sistema ERP auxilia no monitoramento de indicadores?
O monitoramento desses indicadores de desempenho na indústria é complexo, pois exige integração entre as áreas, coleta, armazenamento e análise de dados em todas as etapas do processo produtivo.
Dessa forma, para ter um melhor controle sobre os processos, é fundamental que a indústria adote um sistema ERP – sistema integrado de gestão empresarial.
Essa tecnologia auxilia na estruturação e monitoramento de todos os processos, desde os administrativos até os produtivos. Além disso, viabiliza a automação de diversas etapas.
Saiba mais: Como otimizar a gestão da produção industrial com tecnologia e automação
Para otimizar o monitoramento dos indicadores, conte com o SAP Business One. Este é um sistema ERP disponibilizado pela Ramo Sistemas, que tem funcionalidades específicas para o setor industrial, com informações em tempo real. O que facilita para que os gestores tenham a visão completa da operação industrial e embasa a tomada de decisão estratégica.
A solução também gera relatórios completos e personalizados para acompanhar esses indicadores de desempenho na indústria.
Quer saber mais sobre como otimizar e melhorar seu processo produtivo? Conheça o SAP Business One disponibilizado pela Ramo Sistemas!