Blog

sistema ERP

Conheça as principais diferenças do sistema ERP para empresas de serviços

Atualmente, o sistema ERP funciona como o centro da operação em empresas de serviços. No entanto, não adianta apenas contar com a tecnologia. Afinal, esse tipo de negócio exige, cada vez mais, a personalização da solução para atender às suas necessidades e trazer os resultados esperados.

segmento de serviços representa 72% dos empregos formais gerados no país, segundo o Sebrae, e 75,8% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o IBGE. Esses dados demonstram a importância da área e de soluções específicas para o setor.

A seguir, confira como o sistema ERP voltado ao segmento se diferencia daquele voltado à indústria ou outras áreas.

5 características do sistema ERP no setor de serviços

As particularidades do segmento de serviços fazem com que a operação e as necessidades administrativas sejam diferentes nessa área. Com isso, o próprio sistema ERP deve ter atributos específicos para atendê-la.

Saiba os principais benefícios do ERP para empresas de serviços!

1. Flexibilidade

As empresas de serviços exigem grande dinamismo das ferramentas usadas. Isso porque os processos e fluxos de trabalho podem ser alterados com rapidez para atender às demandas do público.

Assim, o sistema ERP precisa de uma maior flexibilidade para que a reconfiguração do sistema não consista em um desafio constante à operação.

2. Elasticidade

Diferentemente da indústria, o segmento de serviços tem sazonalidades e picos de demanda constantemente. Logo, o sistema usado deve oferecer alternativas para ajustar o fluxo conforme a demanda.

Por exemplo, o negócio pode ter demandas 50% maiores em dois dias da semana do que nos demais. Para suprir isso, o sistema ERP se adapta ao aumento do volume de pedidos, entregas e faturamentos.

Leia também5 motivos para investir em ERP para pequenas empresas de serviços

3. Estrutura de projetos

Para um controle operacional eficiente, muitas empresas de serviços precisam estruturar as atividades por projetos ou contratos.

Neste sentido, o sistema ERP deve fornecer esse diferencial específico para o segmento de serviços. Assim, a tecnologia será uma aliada na estruturação dos processos para viabilizar uma resposta eficaz às necessidades do negócio.

4. Mais do que um ERP

O setor de serviços está entre os mais afetados pelas transformações digitais e pelas mudanças no comportamento do consumidor.

Dessa forma, além das soluções de integração e automação, o sistema ERP deve fornecer a implantação de tecnologias inteligentes. Por exemplo: internet das coisas, machine learning, inteligência artificial, blockchain, entre outras.

Além disso, é importante ter integrações mais específicas, como as ferramentas de relacionamento com o cliente (CRM). Isso ajuda a oferecer uma experiência mais satisfatória ao consumidor.

Portanto, além do sistema ERP, o segmento demanda uma solução constantemente atualizada e aprimorada, considerando às tendências de relacionamento com o cliente e as novas tecnologias.

5. Inteligência

É primordial que o sistema ERP escolhido proporcione inteligência de mercado ao negócio. Assim, a solução será uma aliada para a tomada de decisão mais estratégica e vantajosa à empresa.

SAP Business One é o sistema ERP desenvolvido pensando nas características específicas do setor de serviços.

A ferramenta permite que os colaboradores tomem decisões inteligentes, confiáveis e com maior rapidez. Isso porque é possível realizar a captação de todas as informações críticas de vendas, clientes, operações e finanças, assim como disponibilizá-las instantaneamente para toda a empresa.

A integração de todos esses dados em um sistema elimina a entrada de informações duplicadas, reduz custos e evita erros relacionados.

O sistema ainda disponibiliza alertas baseados no fluxo de trabalho, desencadeando respostas automáticas quando ocorrem fatos importantes. O que permite que os gestores se concentrem nos acontecimentos mais críticos.

Portanto, com o SAP Business One, você tem a visão clara do desempenho da empresa e maior confiança nas informações usadas para tomar decisões estratégicas e relevantes.

Conheça mais sobre o SAP Business One fornecido pela Ramo Sistemas e veja os benefícios desse sistema ERP para as empresas de serviços!

O que você procura?

Assine nossa newsletter