A implantação da automação de processos está cada vez mais acelerada no segmento industrial. Para se ter uma ideia, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos últimos dois anos, o número de grandes indústrias brasileiras que passaram a utilizar tecnologias digitais cresceu 10%.
O aumento na adesão certamente não se dá à toa. Ao adotarem os recursos, as organizações obtêm inúmeros benefícios. Veja os principais:
- Maior segurança
- Redução da margem de erros
- Aumento da vantagem competitiva
- Redução de custos
- Elevação da produtividade
- Integração e análise de dados
- Tomada de decisão cada vez mais assertiva
Dicas para inserir a automação de processos e a tecnologia
Como citamos, para se manterem sólidas no mercado e obterem diferenciais, muitas companhias estão fazendo a transição para a chamada Indústria 4.0. Essa se baseia na automação de processos, na inovação e inserção de tecnologias disruptivas no dia a dia.
Para que sejam eficientes, as mudanças devem começar com a conexão de equipamentos a sistemas de missão crítica, como ERPs e CRMs, com o objetivo de facilitar a coleta e análise de dados em tempo real.
Isso favorece o estudo de padrões e a previsão de possíveis resultados, de modo a se antecipar a possíveis falhas, quedas no desempenho e outros fatores relacionados ao funcionamento das máquinas.
Confira algumas práticas importantes para implementar a automação de processos na indústria:
Desenvolva projetos-pilotos
Assim como toda mudança organizacional a ser realizada, a automação de processos e a implementação do conceito de Indústria 4.0 pode ser uma tarefa um tanto complexa para os gestores.
Uma ação que pode facilitar as inovações é a criação de projetos-pilotos que demonstrem como seriam as futuras implementações e seus resultados práticos.
Com os resultados, é possível ter uma noção clara sobre os investimentos a serem realizados, quais as prioridades, possibilidades de expansão e outros aspectos que nortearão as estratégias com mais assertividade.
Conte com colaboradores experientes
Automatizar uma indústria requer a atuação de profissionais qualificados e experientes. Afinal, é preciso conhecer esse novo mercado e, principalmente, conseguir detectar as necessidades das organizações para implementar as soluções mais adequadas.
Desse modo, uma dica é contar com uma infraestrutura de TI eficiente, que seja capaz de compreender cada demanda, sugerir mudanças e colocar as estratégias em prática para que tragam bons resultados.
Invista em tecnologias disruptivas
Para conectar equipamentos a sistemas de gestão, por exemplo, é fundamental inserir tecnologias disruptivas como a internet das coisas (IoT).
Por meio dos sensores de IoT, os empreendedores conseguem acompanhar em tempo real o fluxo produtivo, detectar possíveis gargalos, realizar manutenções preditivas, entre outras ações que auxiliam diretamente em uma maior lucratividade.
Implemente um ERP inovador
Uma das bases para a automação de processos em indústrias de qualquer porte é a implementação de um sistema de gestão ERP.
Por meio da solução, é possível realizar ações como gerenciamento e administração, contabilidade e finanças, inventário e distribuição, gerenciamento de projetos e recursos e produção.
Além disso, as plataformas podem ser integradas a tecnologias como IoT, big data e machine learning, favorecendo a empresa como um todo.
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, possui essas e outras funcionalidades que facilitam a automação de processos industriais.
Entre as vantagens da plataforma estão a implementação fácil e acessível, acesso seguro a partir de qualquer local e conformidade com as políticas internas de segurança.
Quer saber mais sobre como o nosso sistema de gestão pode otimizar os resultados em sua indústria? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!