Blog

ERP na nuvem

Como otimizar o desempenho do ERP na nuvem na sua indústria

O sistema ERP é indispensável para as operações na indústria. Mas, ao mesmo tempo em que é eficiente, pode ser tornar um desafio para a gestão de TI. Afinal, quando armazenado em data centers ou servidores, qualquer falha ou queda no desempenho pode comprometer os processos. Em contrapartida, empresas que utilizam o ERP na nuvem crescem cerca de 40% a 50% mais rápido.

O recurso oferece as mesmas funcionalidades do tradicional, com a vantagem de ser acessado em qualquer dispositivo ou local. Basta uma conexão com a internet.

Além do que, proporciona redução de custos com infraestrutura de TI, segurança por não haver riscos de perder arquivos e documentos, agilidade e flexibilidade. Isso porque possibilita o trabalho remoto.

Leia também: 5 benefícios de investir em um sistema ERP na indústria 4.0

Como tornar o desempenho do ERP na nuvem mais eficiente

Apesar de todos os benefícios que um ERP na nuvem pode oferecer, é preciso que as indústrias estejam atentas a alguns fatores que podem tornar o link de internet insuficiente. Como é de se imaginar, a lentidão compromete a agilidade no acesso e as tarefas de todas as áreas envolvidas na gestão da indústria.

Para evitar esse tipo de situação e garantir que as atividades ocorram com bom desempenho, veja boas práticas para otimizar o sistema:

1. Identifique os gargalos e promova mudanças

O primeiro passo para tornar o ERP na nuvem sempre disponível é localizar os gargalos e implementar controles. Na prática, isso quer dizer verificar como a conexão tem sido utilizada na empresa.

Ou seja, se os colaboradores estão usando a internet para outros fins que não os corporativos, isso pode sobrecarregar o sistema, mesmo que ele seja robusto. Ao identificar acessos indevidos, é indicado que a empresa implemente controles e conscientize os times sobre as consequências que esse tipo de conduta pode trazer.

2. Dê prioridade de aplicação

Como é sabido, o sistema de gestão é uma das ferramentas mais utilizadas no cotidiano do setor industrial devido a todas vantagens proporcionadas.

Por meio do ERP na nuvem, os gestores de TI podem priorizar para qual aplicação a maior parte da banda disponível deverá ser direcionada. Assim, o sistema fica sempre acessível e com alta performance.

Leia também: Como funciona o planejamento e controle de produção no setor industrial?

3. Equilibre os links

Hoje em dia, é comum que os negócios mantenham mais de um fornecedor de internet para que, no caso de falhas na conexão de algum deles, isso não seja sentido pelas equipes.

Mas, por meio de recursos de UTM (módulos de rastreamento), é possível fazer a junção das diferentes bandas para que a velocidade da rede seja ainda maior.

4. Verifique a banda disponível

Por fim, se mesmo após as ações citadas a conexão permanecer lenta ou instável, provavelmente a banda seja insuficiente. Neste caso, é indicado analisar a possibilidade de ampliar o serviço utilizado ou ainda a capacidade da rede por meio de balanceamento.

Portanto, fica claro que o ERP na nuvem possibilita uma série de vantagens para as empresas de todos os portes, principalmente, no segmento industrial, facilitando a gestão e reduzindo custos.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema de gestão empresarial integrado, que possui opções locais e na nuvem para atender às diferentes demandas.

Os principais benefícios da solução são:

  • Implementação fácil e acessível;
  • Acesso seguro pelo navegador em qualquer lugar e a qualquer momento;
  • Acesso às funcionalidades mais atualizadas sem depender de recursos de TI internos para a manutenção da solução;
  • Licenciamento por assinatura que permite evitar despesas de capital e garante flexibilidade nas despesas operacionais;
  • Gerenciamento das funções empresariais mais importantes direto no navegador.

Assim, com o ERP na nuvem, os gestores ganham flexibilidade, escalabilidade, automação, segurança e praticidade.

Quer saber mais sobre essa solução? Acesse o SAP Business One disponibilizado pela Ramo Sistemas ou entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.