Blog

gestão inteligente

Como a gestão inteligente facilita o controle de qualidade na indústria alimentícia

O controle de qualidade em uma indústria alimentícia é uma prática fundamental para manter o alto nível dos produtos, garantir a segurança do consumidor e sua satisfação. Nesse aspecto, realizar uma gestão inteligente impacta diretamente a otimização das atividades, a minimização de desperdícios e a redução de custos.

Para atingir melhores resultados no controle de qualidade, é importante considerar alguns aspectos, como por exemplo:

  • Envolvimento dos colaboradores, que devem estar cientes de suas responsabilidades e da importância da alta qualidade;
  • Políticas preestabelecidas de controle e gestão;
  • Sistema de gestão empresarial integrado que auxilie no controle diário do fluxo de produção industrial, nos processos administrativos e financeiros.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe o nosso post!

Controle de qualidade e gestão inteligente no setor alimentício

Antes de falarmos sobre a gestão inteligente nas indústrias alimentícias, é importante abordar o conceito do controle de qualidade. Em linhas gerais, se trata da produção de mercadorias e produtos que atendam às necessidades dos clientes e, ao mesmo tempo, à legislação em vigor.

É fundamental que esse controle seja minucioso, seguindo todas as diretrizes de órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, é importante estabelecer parcerias com fornecedores que compartilham dos mesmos valores, de forma a garantir a qualidade esperada.

Veja agora dicas de como fazer uma gestão inteligente no controle de qualidade:

Leia também: Como otimizar a gestão da produção industrial com tecnologia e automação

1. Definir os Pontos Críticos de Controle (PCC)

Um dos aspectos em comum entre todas as indústrias é a padronização de itens. Na indústria alimentícia, então, é imprescindível que exista uniformização entre os produtos oferecidos. Isso envolve a matéria-prima, o fluxo produtivo, os procedimentos de segurança, entre outros.

Nesse aspecto, é preciso contar com os Pontos Críticos de Controle (PCC), medidas preventivas na fabricação do produto ou na sua preparação. Na prática, se tratam de condutas que devem ser respeitadas, visando eliminar as chances de contaminação.

3. Analisar indicadores

Os indicadores de desempenho são essenciais para uma gestão inteligente. Afinal, são as métricas que demonstram os pontos positivos, as falhas e o desempenho da produção. Desse modo, uma ação importante é estabelecer os indicadores a serem monitorados e acompanhar constantemente para mensurar os resultados.

4. Melhorar constantemente os processos

Outra forma de garantir o controle de qualidade na indústria é promover a melhoria contínua nos processos de produção. Assim, quando erros, falhas ou gargalos operacionais forem encontrados por meio de indicadores e sistemas de gestão, é possível desenvolver novas soluções para que eles não se repitam.

5. Investir em integração e tecnologia

A gestão inteligente atual necessita de integração e sistemas tecnológicos que otimizem os processos. Com um sistema de gestão empresarial (ERP) de alto nível, como o SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, as empresas ganham em agilidade e um melhor controle de qualidade.

Como é de se imaginar, isso se reflete diretamente em bons resultados. Veja as vantagens de utilizar o ERP na indústria de alimentos:

  • Melhor comunicação entre setores;
  • Rastreabilidade do fluxo produtivo;
  • Redução de custos a partir da minimização dos riscos de produção;
  • Métodos fixos e padronizados, garantindo alto padrão de qualidade;
  • Controle do estoque e logística;
  • Aumento da produtividade;
  • Tomada de decisão baseada em dados concretos.

Portanto, como é possível observar, os gestores podem ter um controle de qualidade cada vez mais eficiente por meio de uma gestão inteligente.

Que tal conhecer todas as funcionalidades do SAP Business One e como elas podem auxiliar o seu negócio? Entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!