Você sabe a importância da gestão financeira nas micro e pequenas empresas? O empreendedorismo vem crescendo significativamente no Brasil, e um levantamento feito pelo Sebrae mostrou que, mesmo em meio à pandemia, mais de 1 milhão de pequenas e micro empresas foram abertas no Brasil, no último ano.
Esse número gera um cenário bastante competitivo, tornando a gestão de pequenas empresas uma tarefa complexa e digna de uma atenção especial. É preciso que os gestores se envolvam com diversas frentes, como acompanhamento, gestão de estoque, análise da concorrência, e principalmente: o planejamento financeiro da empresa.
Leia também: Como melhorar a gestão de entregas em tempos de mudança
A importância da gestão financeira nas micro e pequenas empresas: indicadores que devem ser observados
O que a maior parte dos empreendedores e gestores buscam é a rentabilidade saudável do negócio. Nesse sentido, saber fazer uma boa gestão financeira com um bom uso dos recursos, é parte fundamental desse processo.
Para um controle financeiro eficiente, a melhor opção é ter um conhecimento holístico da empresa, se atentando a algumas práticas importantes, que veremos a seguir.
Reduzir custos
Manter a produtividade da equipe, sem aumentar os custos da empresa, é um grande desafio para a maioria dos gestores.
Por esse motivo, um bom controle financeiro pode aumentar a organização dos processos, melhorar a distribuição do faturamento e até reduzir os custos do negócio, de uma maneira geral.
Com a ajuda de um software de gestão é possível ter acesso a uma lista completa com todas as despesas do negócio, o que permite a rápida identificação de custos que podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados.
Manter a organização
A importância da gestão financeira nas micro e pequenas empresas está diretamente relacionada à organização. Para manter todas as finanças devidamente ordenadas nas pequenas empresas é importante ter tudo documentado.
Hoje, com a transformação digital é possível contar com ferramentas que armazenam documentos em nuvem, o que evita a preocupação de manter arquivos físicos e ter uma perda de espaço no escritório, além de trazer mais segurança para a empresa.
Além disso, criar rotinas e a automação de processos para facilitar e otimizar funções repetitivas também ajudam a empresa a manter a segurança, organização e a qualidade dos serviços.
Veja mais: Como a gestão de estoque impacta as vendas e o lucro da empresa?
Analisar a concorrência
Você saberia dizer quais são os 3 maiores concorrentes da sua empresa? Analisar as ações que esses concorrentes estão tomando, e para quais direções estão caminhando, é fundamental para aprimorar as suas estratégias.
A partir dos pontos fortes e fracos de negócios semelhantes ao seu, é possível criar oportunidades para a sua empresa. Por esse motivo, é preciso conhecer seus concorrentes muito bem para aumentar seu conhecimento sobre o mercado.
Uma boa forma de saber quem compete com o seu negócio é descobrir quais empresas querem alcançar o mesmo público que o seu negócio.
Monitorar as receitas
Concentrar todo o fluxo de entradas e saídas de uma empresa em uma única listagem de controle, é também uma boa estratégia para fazer uma gestão financeira efetiva.
Dessa forma, é possível ter uma visão mais ampla para identificar possíveis quedas no faturamento, e acelerar o processo de tomada de decisão para a criação de um plano para superar as dificuldades.
Ter um monitoramento eficiente não só ajuda a empresa a se preparar para momentos de crise, como também é possível visualizar um crescimento e aproveitar oportunidades para investir.
Utilizar um software de gestão
Empreendedores e gestores sabem que a importância da gestão financeira nas micro e pequenas empresas está diretamente ligada ao uso de um bom software de gestão.
Como citado acima, por meio de um software de gestão é possível automatizar processos, evitando a perda de tempo e aumentando a produtividade da equipe, gerar e armazenar documentos de forma digital, evitando a perda de espaço físico no escritório, entre outros benefícios que tornam a gestão financeira de uma empresa muito mais eficiente.
Veja ainda: Sistema de gestão financeira na nuvem: conheça os principais benefícios
Conte com a Ramo Sistemas!
Agora que você já sabe a importância da gestão financeira nas micro e pequenas empresas, a Ramo Sistemas fornece toda a segurança que a sua micro empresa precisa para implementar um sistema ERP e uma gestão financeira inteligente.
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.
Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!