Dentro do contexto de distanciamento social, pudemos perceber uma grande busca por tecnologias relacionadas a trabalho integrado e gestão remota de equipes em empresas de diversos segmentos e operações. Um desses serviços digitais que vem crescendo é o sistema ERP na nuvem.
Enxergar o ERP como uma solução deixou de ser uma opção para se tornar uma medida necessária. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o sistema ERP na nuvem e quais são as melhores práticas para ter total controle e segurança no seu sistema.
Saiba mais: Como o sistema ERP para pequenas empresas ajuda durante a crise
Quais as diferenças entre o sistema ERP instalado localmente e o sistema ERP na nuvem?
A maior diferença entre o sistema ERP local e o na nuvem é simples: o ERP local (também denominado ERP On-Premise) é instalado em computadores, hardwares e servidores próprios da empresa e, em seguida, gerenciado pela própria equipe de TI.
Já o sistema ERP na nuvem, também chamado SaaS (Software as a Service), é um serviço de assinatura. Nele, os dados da empresa ficam hospedados no servidor e podem ser acessados via internet por meio de login e senha em qualquer computador.
Por sua vez, todo o gerenciamento e suporte são oferecidos pela empresa contratada para fornecer o sistema.
As buscas por essas duas ferramentas aumentaram consideravelmente nos últimos meses. Mas, qual dos dois sistemas é mais indicado para o momento do seu negócio?
Como saber se é a hora de instalar um ERP localmente ou se deve optar pelo sistema ERP na nuvem? Para facilitar essa escolha, trouxemos um comparativo entre os dois:
Sistema ERP local
Com o ERP local, existe uma maior possibilidade de personalização do sistema, assim como um maior controle em relação à implementação.
O gestor pode escolher a sua equipe de suporte e a segurança de dados fica sob total responsabilidade da sua própria empresa.
Uma vez que a segurança dos dados está nas mãos da própria organização, sua habilidade para lidar com o software precisa ser reforçada. Por isso, é sempre bom contar com uma empresa parceira para oferecer a estrutura necessária.
Veja mais: Como melhorar a eficiência empresarial no setor de serviços com um sistema ERP?
Sistema ERP na nuvem
O sistema ERP na nuvem oferece praticidade, uma vez que pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer dispositivo com acesso à web, assim como os serviços integrados.
Todas as atualizações e backups já estão inclusos no serviço e, com esse sistema, não há investimentos adicionais de hardware e infraestrutura. O tempo de implementação do ERP também é menor.
Nesse sistema, a segurança de dados está nas mãos do fornecedor, que precisa ser uma empresa confiável para oferecer o gerenciamento de dados de maneira segura.
Segurança cibernética: riscos e desafios
Quando o assunto é o sistema ERP na nuvem, vale lembrar que reforçar a segurança de dados é fundamental.
Algumas ameaças comuns à segurança das empresas podem ser a perda ou vazamento de dados, senhas extraviadas, informações modificadas ou até desvio de contas.
É imprescindível contar com um fornecedor de confiança para evitar essas e outras situações e ter total controle sobre o seu sistema ERP na nuvem.
Leia também: Como obter vantagens do ERP em operações remotas de pequenas e médias empresas
A Ramo Sistemas garante total segurança no seu sistema
A Ramo Sistemas fornece toda a segurança que a sua organização precisa para implementar um sistema ERP e uma gestão inteligente.
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.
Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!