A automação de processos industriais combina o uso de técnicas, ferramentas e sistemas para estruturar fluxos mais ágeis, econômicos e produtivos que dependam menos das atividades manuais.
Estima-se que até 60% da parte operacional na indústria possa ocorrer de forma independente controlada por um sistema, o que representa uma transformação profunda em como as indústrias vão funcionar no futuro.
Leia também: Como otimizar a gestão da produção industrial com tecnologia e automação
Os impactos da automação de processos industriais influenciam a segurança, economia e geram rapidez na linha produtiva, elevando a lucratividade. Saiba mais a seguir!
8 benefícios da automação de processos industriais
Com a redução da mão de obra humana e ao fato de que o parque industrial torna-se relativamente autônomo na execução de processos, o investimento em automação gera uma série de benefícios. Conheça 8 deles a seguir!
1. Padronização dos processos
Para que a automação de processos industriais seja efetiva, as técnicas são configuradas em um sistema integrado e centralizado, isso garante a padronização dos processos nas diferentes etapas da linha de produção.
Para que o parque industrial opere corretamente, todas as áreas devem seguir os mesmo parâmetros, o que se reflete em uniformização da operação.
Saiba mais: Internet das coisas na indústria: saiba como utilizá-la
2. Diminuição na incidência de erros e falhas
Com menor influência da mão de obra humana na produção, há também menores chances de erros e falhas, pois o próprio sistema faz o controle dos processos para verificar se eles estão funcionando dentro dos padrões estabelecidos.
3. Redução nas perdas
Com a automação de processos industriais, o próprio maquinário controla a operação, interrompendo o funcionamento caso haja alterações na qualidade, o que reduz perdas de material.
Essa vantagem reflete-se em menores perdas de capital devido a diminuição dos desperdícios e uso adequado dos insumos.
4. Aumento da eficiência
O sistema de automação garante um ritmo produtivo contínuo de acordo com as previsões da indústria, o que permite a manutenção da eficiência tanto nos processos industriais como na gestão do negócio, devido ao controle de todo o parque.
Leia também: Como funciona o planejamento e controle de produção no setor industrial?
5. Maior produtividade
O aumento da produtividade é resultado da menor ocorrência de falhas no processo produtivo, redução dos erros humanos e ritmo de produção programado no sistema.
Dessa forma, são menores as oscilações na linha de produção, o que garante padronização e continuidade.
6. Previsão de demandas futuras
A automação viabiliza ainda a integração entre áreas, como a produção e setor comercial, estabelecendo o ritmo de produção de acordo com a previsão das vendas identificada automaticamente com análise de dados históricos da empresa.
7. Integração de diferentes setores
A inovação garante que todos os setores da empresa operem alinhadamente, com integração entre departamentos e centralização das informações estratégicas.
Com toda a indústria operando de forma alinhada, há um aumento na produtividade e lucros decorrentes da menor incidência de falhas e de refação de atividades.
8. Melhoria na comunicação interna e externa
Com integração e centralização dos dados, a comunicação torna-se mais assertiva, seja entre departamentos da indústria como também com clientes e fornecedores.
Por exemplo, todos os processos de solicitação de matéria-prima e controle logístico ocorrem dentro da mesma plataforma, podendo ser acompanhados pelo estoque, produção e financeiro.
Como resultado desses benefícios, a automação de processos industriais propicia redução de custos operacionais, investimentos mais lucrativos e acertados e resultados sólidos no médio e longo prazo.
Como o sistema ERP viabiliza a automação de processos?
O sistema ERP – sistema integrado de gestão empresarial – viabiliza todos os benefícios da automação de processos industriais por ter funcionalidades que padronizam as operações.
Saiba mais: A importância do ERP para pequenas e médias empresas
Por meio da ferramenta, as indústrias conseguem automatizar processos, integrar setores, centralizar informações, prever demandas e monitorar o desempenho.
O SAP Business One, sistema ERP disponibilizado pela Ramo Sistemas destaca-se por ser direcionado às pequenas e médias indústrias e negócios em expansão. Entre os recursos que garantem a melhora dos resultados e lucratividade destacam-se:
- Gestão financeira;
- Gestão de vendas e clientes;
- Planejamento da produção;
- Controle de aquisições e estoque;
- Inteligência comercial;
- Análises e relatórios.
Quer tornar sua indústria mais tecnológica, digital e automatizada? Conheça aqui o SAP Business One disponibilizado pela Ramo Sistemas!