Blog

sistema de gestão empresarial

Como facilitar a gestão de RH com um sistema de gestão empresarial

O setor de Recursos Humanos vem passando por importantes mudanças nos últimos anos. De uma área burocrática, passou a ser visto com um setor estratégico. Para que o RH se torne mais produtivo e eficiente, um sistema de gestão empresarial pode ser uma excelente ferramenta.

Fato é que a visão sobre o capital humano das empresas mudou. Hoje, é fundamental usar estratégias para motivar e valorizar os colaboradores para que eles permaneçam na empresa e tenham melhores desempenhos. Isso é ainda mais importante em empresas de serviços que sofrem com a alta rotatividade de funcionários.

Além disso, a interatividade e a conectividade transformaram o ambiente organizacional, exigindo agilidade na execução de tarefas e digitalização de processos burocráticos.

Logo, neste cenário, a área de RH precisa driblar uma série de desafios diários para se adequar ao novo momento e proporcionar um bom ambiente de trabalho.

Assim, o sistema de gestão empresarial pode ajudar os gestores do setor a otimizar o tempo, administrar processos e desenvolver estratégias que garantam times altamente eficientes.

Leia também: Gestão inteligente: como tornar sua empresa de serviços mais inovadora?

Como um sistema de gestão empresarial auxilia o RH?

O ERP (Enterprise Resource Planning, ou sistema de gestão empresarial) pode contribuir de diversas formas com o setor de Recursos Humanos.

Para começar, o sistema permite a inserção de todos os comunicados importantes para todas as áreas. Isso minimiza ruídos de comunicação que podem ser prejudiciais ao bom desempenho das equipes.

Outra vantagem é que o software auxilia no gerenciamento e mapeamento de todos os processos de uma companhia, tornando-os integrados e fáceis de serem interpretados pelos gestores.

Além disso, com a solução, é possível automatizar tarefas repetitivas, como por exemplo:

  • Inserção de informações trabalhistas e previdenciárias;
  • Processos de admissão;
  • Atualização de horas extras, quadro de pessoal, planos de carreira e reajustes;
  • Dados sobre pagamentos;
  • Cumprimento de exigências legais, fiscais e tributárias do governo em relação à folha de pagamento.

Dessa forma, evita-se o esforço em atividades repetitivas, reduzindo o risco de falha humana e garantindo a segurança dos processos. Sem contar que os funcionários ganham mais tempo para atuar de forma estratégica.

Vantagens do sistema de gestão nas empresas de serviços

Com o sistema de gestão empresarial, a área de Recursos Humanos consegue obter uma série de benefícios, como:

Otimização o fluxo de informação;

● Redução de riscos e custos;

● Minimização de fraudes;

Maior controle sobre os processos da empresa;

● Possibilidade de acessar informações em tempo real;

Administração unificada;

● Padronização de processos;

● Aumento da produtividade;

● Mais inteligência na operação do RH;

Integração de dados, o que favorece a análise e a tomada de decisão;

● Integração com informações financeiras, facilitando a gestão e o monitoramento dos gastos e investimentos da organização como um todo.

Além disso, o sistema ERP contribui para superar os principais obstáculos e desafios nas empresas de serviços. Assim, é possível melhorar a eficiência da operação, combater os problemas de planejamento, padronizar processos e integrar os diferentes setores da organização.

Leia também: 5 desafios da gestão de pequenas empresas do setor de serviços

Como implementar um sistema de gestão empresarial?

Ao decidir implementar um sistema de gestão empresarial para o RH, é preciso que a empresa se estruture internamente. Além disso, é fundamental escolher o sistema mais eficiente para o setor.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é uma tecnologia projetada para as necessidades da área de RH, principalmente, nas empresas de serviços.

No Brasil, a Ramo Sistemas tem experiência de 37 anos e possui mais de 600 clientes. Com essa qualificação e história, a marca tem as melhores condições de oferecer projetos diferenciados e personalizados para a sua empresa.

Quer adotar um sistema de gestão empresarial eficiente e reconhecido? Conheça o SAP Business One e entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais!