Uma das formas mais eficientes de mensurar os resultados de um pequeno ou médio negócio de serviços é por meio dos indicadores de desempenho empresarial. Os chamados KPIs (Key Performance Indicators) auxiliam os gestores na identificação de falhas e no desenvolvimento de estratégias para o sucesso.
Existem diversos indicadores que podem ser coletados, analisados e medidos para acompanhar a performance de uma empresa. Desse modo, é importante conhecer aqueles que estão mais alinhados às características das prestadoras de serviços.
Quer saber como fazer uma escolha adequada dos KPIs para monitorar na sua empresa? Continue a leitura a seguir!
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Conheça 6 indicadores de desempenho empresarial indispensáveis
No geral, os indicadores de desempenho empresarial para pequenas e médias empresas de serviços devem focar em dois aspectos principais:
- Atendimento às expectativas dos clientes;
- Desempenho de colaboradores.
Veja os KPIs fundamentais para o setor!
1. Índice de produtividade
Os indicadores de produtividade servem para monitorar o trabalho das equipes e a utilização das ferramentas disponibilizadas pela empresa.
Calcular esse KPI é relativamente simples. Basta levar em conta os resultados da produção em relação aos recursos investidos. Nesse caso, os parâmetros de eficiência devem ser definidos pela gestão.
2. Satisfação do cliente
Mensurar a satisfação do cliente é uma das ações mais importantes quando se trata dos indicadores de desempenho empresarial. Afinal, por meio das percepções dos consumidores, a gestão tem uma clara visão sobre o andamento dos processos.
Para isso, é possível investir em entrevistas, pesquisas de opinião e ficar atento a reclamações e avaliações em canais de atendimento. Assim, os gestores também conseguem analisar o nível de fidelização e engajamento com o negócio.
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3. Felicidade Interna Bruta (FIB)
Os resultados de uma empresa dependem diretamente da motivação dos colaboradores. Por isso, um dos indicadores de desempenho empresarial mais importantes a se mensurar é a Felicidade Interna Bruta (FIB). Ou seja, a satisfação dos colaboradores em relação à empresa.
4. Indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade são complementares aos de produtividade, já que ajudam a compreender quaisquer falhas que tenham se apresentado durante a execução dos serviços. O objetivo é avaliar as condições finais em que o produto ou serviço foi entregue ao cliente.
5. Indicadores estratégicos
Esses indicadores de desempenho empresarial são voltados para o planejamento estratégico e criação de ações. Isso porque ajudam a avaliar se os resultados estão condizentes com as metas e se é necessário realizar mudanças para que sejam otimizados.
6. Ticket médio
O ticket médio ajuda a descobrir a quantia média que a maioria dos clientes gasta a cada interação com o negócio. Este KPI pode ser calculado com base em três parâmetros: cliente, venda e vendedor. A partir dos resultados, é possível ter um panorama geral de cada área e identificar processos que devem ser melhorados.
Como acompanhar os indicadores na sua empresa?
Uma ferramenta que pode auxiliar significativamente as PMEs de serviços a monitorarem seus indicadores de desempenho empresarial é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP).
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, oferece uma visão completa de toda a empresa, monitoramento dos processos e controle das operações. O que traz mais inteligência à gestão.
O software permite a integração de todas as áreas, automação de processos e levantamento de dados de diversas áreas, como recursos humanos, gestão fiscal, financeiro, compras, vendas, estoque e outros.
Com todas essas informações centralizadas, é mais fácil mensurar os KPIs relevantes ao negócio.
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