Blog

como gerenciar uma empresa de pequeno porte

Como gerenciar uma empresa de pequeno porte: aprenda a integrar loja física e virtual

Como gerenciar uma empresa de pequeno porte de forma eficiente? Se você está acompanhando a transformação digital que vem acontecendo nos últimos meses – principalmente por conta da pandemia causada pela Covid-19, em que os processos nas empresas se tornaram preferencialmente digitais – sabe a importância de manter um negócio atualizado de acordo com as novas tecnologias.

Muitas das novas ferramentas que apareceram durante esse período vieram para ficar. Ainda que a vacinação em massa esteja avançando e as pessoas já estejam mais seguras para sair e fazer compras, por exemplo, as lojas virtuais e o e-commerce seguem sendo uma tendência para o pós-pandemia, uma vez que a maioria dos consumidores que compram online já incorporaram essa prática no seu dia a dia. 

Veja ainda: Quarta Revolução Industrial: Indústria 4.0

Loja física e virtual: integração e propriedade de marca

Uma dúvida que aparece para muitos gestores e empreendedores, nesse cenário de retomada, é: como integrar a loja física e a virtual? Como fazer essas duas frentes funcionarem de forma unificada, eficiente e sem erros? Falaremos mais sobre esse assunto, a seguir.

Por que integrar?

Gestores que sabem como gerenciar uma empresa de pequeno porte entendem que, ainda que sua plataforma de vendas online seja eficiente, é muito importante para o cliente ter acesso ao produto físico. Saber que a loja existe, de fato, traz mais credibilidade para a marca e o consumidor se sente mais seguro para realizar uma compra. 

O marketing no formato omnichannel (em todos os canais), é uma estratégia bastante comentada dentro de empresas de pequeno ou grande porte, já que ela possibilita uma experiência de compra integrada e completa ao consumidor. 

Fazer essa “jogada”, com a loja física e a virtual atuando juntas, implica em mais vantagens, como: aumento da fidelização do consumidor, aumento do faturamento do seu negócio, relacionamento mais próximo com os consumidores e expansão da base de clientes. Sua marca ganha mais força.

Leia mais: 5 estratégias para melhorar o planejamento e controle de produção

Como realizar a integração?

Mesmo sabendo da importância de realizar essa integração, alguns gestores ainda apresentam algumas dificuldades, na prática. Em primeiro lugar, é necessário que haja um bom planejamento para que os profissionais envolvidos na integração consigam contemplar todos os pontos essenciais para a marca.

Para entender como gerenciar uma empresa de pequeno porte e realizar a integração da loja física e virtual, é fundamental que o gestor tenha uma ampla visão do negócio e o total controle sobre todas as etapas dos processos diários da empresa, como estoque, o registro de compras, vendas e entregas, além de toda a logística do comércio em si. Uma ferramenta que pode ajudar, e muito, é o sistema ERP (Enterprise Resource Planning). 

Para quem não conhece, o ERP é um sistema integrado que centraliza todas as frentes da empresa, como comercial, financeiro, RH e outras áreas, possibilitando a gestão completa por meio de uma única plataforma, e promovendo uma visão holística do negócio, criando relatórios completos e ajudando os gestores a ter o total controle da sua empresa.

Saiba também: Como aumentar a produtividade e tornar a gestão mais eficiente com o ERP industrial na nuvem

Como gerenciar uma empresa de pequeno porte? Conte com a Ramo Sistemas!

Agora que você já sabe como gerenciar uma empresa de pequeno porte e a importância de adquirir um sistema ERP para facilitar a sua gestão, a Ramo Sistemas fornece toda a segurança que a sua pequena empresa precisa.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das organizações.

Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.

Para implementar um sistema ERP e ter uma gestão inteligente, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços! 

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!