Blog

gestao inteligente

Gestão inteligente: como otimizar o controle de custos na indústria?

Uma gestão inteligente na indústria é aquela baseada em informações reais para que haja uma tomada de decisão mais estratégica e alinhada à realidade do negócio e do mercado.

Nesse cenário, o controle eficaz dos custos na indústria é um dos elementos centrais para uma gestão inteligente. No entanto, muitos gestores ainda têm dificuldades nesse processo devido à ausência de dados confiáveis.

Saiba mais: Como funciona o planejamento e controle de produção no setor industrial?

A seguir, conheça a importância da gestão de custos, como desenvolvê-la corretamente e quais os impactos para uma gestão mais inteligente e estratégica.

Qual a importância do controle de custos?

O controle de custos tem um papel central em qualquer modelo de negócio, mas é ainda mais primordial nas indústrias devido aos desafios de mensuração de todas as etapas do processo produtivo. Conheça algumas áreas influenciadas pela gestão de custos:

  • Precificação: apenas mapeando acertadamente todos os custos relacionados ao processo produtivo é possível precificar corretamente o produto final;
  • Margens de lucro: a definição de margens de lucro adequadas e manutenção de preços competitivos no mercado depende de um reconhecimento estratégico do custo de produção e despesas indiretas;
  • Mix ideal de produtos: conhecendo os custos relacionados à produção é possível determinar qual o mix de produto ideal para manter o negócio competitivo e lucrativo.

Portanto, ao controlar os custos, os gestores identificam informações imprescindíveis para um funcionamento adequado da indústria.

Leia também: Conheça as melhores práticas de gestão da produção industrial

Como otimizar a gestão de custos?

Existem diferentes formas de fazer um controle de custos mais eficaz que viabiliza uma gestão inteligente na indústria. Conheça a seguir!

Registrar todos os custos

Pode parecer básico, mas algumas administrações de indústrias não fazem um controle rigoroso de todos os custos, desconhecendo quando há alterações indevidas ou gastos inadequados.

Categorizar despesas

Para facilitar o controle, as despesas devem ser divididas entre fixas e variáveis. Por exemplo, energia elétrica é um gasto fixo, mas o valor pode variar e o controle é essencial para evitar cobranças indevidas.

Veja também: O que as indústrias perdem ao não usar o sistema integrado de gestão?

Realizar planejamento

Com um planejamento sólido, os gestores sabem como agir em momentos críticos, como redução das vendas ou perda de um cliente importante.

Dessa forma, além de mapear vendas e previsão de lucro, os gestores devem conhecer de antemão os custos de cada área e como reduzi-los estrategicamente se necessário para o funcionamento da indústria.

Automatizar processos

Com a automação de processos – sejam produtivos ou contábeis – a indústria ganha segurança operacional o que se reflete em uma gestão inteligente e estratégica.

A automação garante uma coleta maior dos dados gerenciais e análises automáticas e personalizadas para identificar alterações produtivas ou oportunidades de crescimento.

Leia mais: Automação de processos industriais: tudo o que sua indústria precisa saber para implementá-la

São diversos os benefícios resultantes de um controle de custos mais acertado e direcionado à gestão inteligente, como:

  • Mensurar corretamente as despesas;
  • Avaliar mudanças em tempo real;
  • Identificar desvios na produção;
  • Mapear e superar gargalos operacionais;
  • Otimizar a produção;
  • Tornar a tomada de decisões mais estratégica.

Para que esses benefícios sejam alcançados e a gestão inteligente ocorra de fato, é fundamental que a indústria faça investimentos em tecnologia.

Saiba mais: Como a gestão inteligente facilita a implementação de inovação na indústria

Como o ERP auxilia em uma gestão inteligente?

Atualmente, a inserção do negócio no contexto da indústria 4.0 depende de investimentos acertados em tecnologia, considerando quais soluções têm maior potencial de transformação e ruptura com os padrões atuais.

Assim, o sistema integrado de gestão empresarial (ERP) se destaca devido aos amplos benefícios proporcionados.

Veja também: 5 benefícios de investir em um sistema ERP na indústria 4.0

O SAP Business One fornecido pela Ramo Sistemas é um sistema ERP voltado às necessidades das pequenas e médias indústrias e negócios em expansão e dispõe de diversas funcionalidades para viabilizar um controle de custos mais acertado. Entre os recursos destacam-se:

  • Controle avançado da produção;
  • Controle de custos;
  • Controle de qualidade;
  • Apontamento da produção;
  • APS – planejamento e controle avançado;
  • Internet das coisas (IoT).

Com esses recursos torna-se possível automatizar o processo produtivo e gerencial, integrar departamentos, centralizar informações sobre custos, melhorando o controle, e, por fim, ter uma gestão inteligente.

Para obter as vantagens dessa tecnologia conheça o SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas aqui!