Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre 2016 e 2018, o número de indústrias brasileiras que passaram a utilizar tecnologias digitais em seus processos, ou seja, que estão na Indústria 4.0, aumentou de 63% para 73%. Uma das bases para a implementação da automação no cotidiano é o ERP Industrial.
O sistema de gestão empresarial para indústrias se trata de uma plataforma que, além de facilitar toda a gestão do negócio, trabalha também como um banco de dados, permitindo aos gestores de organizações de todos os portes o acesso e troca de informações entre todas as áreas. O resultado é uma tomada de decisão mais assertiva, a otimização dos processos internos e a melhora na comunicação interna.
Motivos para a adoção de um ERP industrial
O cenário corporativo atual vem sofrendo mudanças rápidas, que exigem das empresas a implementação de ferramentas que gerem diferencial competitivo, tragam automação, favoreçam a criação de estratégias eficientes, agilizem as atividades e promovam alto desempenho das equipes.
Nesse aspecto, as indústrias que permanecerem realizando os mesmos processos e deixarem a inovação em segundo plano perderão pontos para a concorrência e podem acabar fracassando nesse novo mercado.
Certamente, isso é o contrário do que você espera para a sua empresa, não é mesmo? Então veja alguns benefícios que um ERP industrial pode trazer a curto, médio e longo prazos:
- Redução de custos pela maior detecção de gargalos e problemas, diminuindo custos de falhas operacionais. Além disso, o ERP industrial auxilia na identificação de oportunidades para otimizar a produção a partir de despesas reduzidas;
- Integração de todos os processos, facilitando o controle e gestão de processos simples, complexos e exigentes;
- Aumento da produtividade, já que se diminuiu o tempo empregado em tarefas manuais e burocráticas, fazendo com que os times possam se dedicar a atividades estratégicas que contribuam com melhores resultados;
- Redução de erros, pois as tarefas se tornam automatizadas e menos suscetíveis a falhas humanas;
- Minimização de desperdícios por um controle total de todas as áreas;
- Informações úteis para a tomada de decisão a curto, médio e longo prazo nos níveis operacional, tático e estratégico;
- Diminuição do retrabalho operacional em função da integração entre as diversas áreas;
- Controle da logística e estoque, garantindo a continuidade da produção;
- Integração do ERP industrial com outros sistemas, como o CRM;
- Avanço na indústria 4.0, o que garante a competitividade e os melhores resultados.
Com essas e outras vantagens que um ERP é capaz de trazer para as indústrias, os gestores, mesmo nos dias mais atribulados, conseguem ter uma visão panorâmica sobre os processos do negócio.
Dessa forma, podem planejar as atividades a serem executadas para o alcance das metas e objetivos propostos.
Conheça o SAP Business One
Se depois de ler até aqui você ficou interessado em investir em um ERP industrial, conheça o SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas. O software voltado para indústrias possui funcionalidades exclusivas, tornando-o o mais completo do mercado.
É possível lucrar com modelos preditivos, além das tecnologias de machine learning e blockchain para otimizar o desempenho da produção e gestão de ativos, além de desenvolver novas estratégias e modelos de negócios.
Entre os recursos estão:
- Controle avançado da produção;
- Controle de custos;
- Controle de qualidade;
- Apontamento da produção;
- APS – planejamento e controle avançado;
- Internet das coisas (IoT).
Quer saber mais sobre nosso sistema de gestão para empresas de pequeno e médio porte? Então entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!