Blog

gestão de serviços

O que é gestão de serviços para pequenas e médias empresas?

A gestão de serviços para pequenas e médias empresas é determinante para melhores resultados no curto prazo, mas também para a estabilidade operacional na atuação e o crescimento no longo prazo.

Por meio de uma estratégia bem construída e consolidada, a PME ganha maior produtividade, eficiência nos serviços, melhor controle da operação e maior assertividade nas tomadas de decisão. 

Todos esses aspectos são relevantes para uma gestão que permita otimizar processos, reduzir gastos e garantir a continuidade do negócio.

Leia ainda: 7 estratégias para melhorar o planejamento e gestão de serviços

O que é a gestão de serviços?

Apesar da importância da gestão de serviços nas PMEs, não é incomum que os gestores tenham dúvidas sobre o que é essa estratégia e como ela é estruturada para efetivamente transformar a operação do negócio.

A gestão de serviços consiste nos processos desenvolvidos para a fabricação de mercadorias ou prestação de serviços aos consumidores com garantia de qualidade.

Trata-se de uma estratégia que envolve os procedimentos e parâmetros para operacionalização da empresa. Dessa forma, é possível atender às expectativas do consumidor e tornar a experiência de compra mais satisfatória.

Além disso, a gestão de serviços está relacionada com a melhor compreensão e estruturação dos processos vitais do negócio, como finanças, clientes, vendas, estoque, fornecedores e qualidade do serviço. 

Saiba mais: 5 erros que podem prejudicar a sua gestão de operações e serviços

Como a gestão de serviços é estruturada?

A estruturação dessa estratégia pode ser entendida a partir dos 4Ps da gestão de serviços. São eles:

  • Perfil: consiste em conhecer o nicho de negócio e identificar quem é o público-alvo da companhia, elencando quais as características do consumidor, quais os serviços oferecidos e como esses aspectos estão alinhados com a visão, missão e valores da marca.
  • Processos: se refere a todas as etapas para criação, testes, desenvolvimento e prestação de um serviço ao consumidor, devendo estar alinhada à jornada de compra.
  • Procedimentos: é o detalhamento de cada processo para que haja clareza na operacionalização das etapas de forma que elas sejam padronizadas, eficientes e de qualidade.
  • Pessoas: envolve a gestão de pessoas, ou seja, todas as ações voltadas aos colaboradores, como qualificação, treinamento, plano de carreira e outros.

Para estruturar os 4Ps da gestão de serviços, é imprescindível que haja um conhecimento detalhado sobre o próprio negócio. Assim, o desenvolvimento da estratégia viabiliza um maior nível de consciência sobre a operação e o posicionamento de mercado da marca.

Leia também: 6 indicadores de desempenho empresarial que toda PME de serviços deve acompanhar

Quais os benefícios da gestão de serviços?

Quando executada de forma acertada, a gestão de serviços gera diferentes benefícios à empresa, pois estrutura processos que anteriormente não eram tão claros e eficientes. Dessa forma, alguns resultados incluem:

  • Aumento da eficiência operacional;
  • Organização dos processos e da operação;
  • Qualidade nas entregas;
  • Padronização dos processos e serviços prestados;
  • Tomadas de decisões mais ágeis e estratégicas;
  • Resultados mais eficazes;
  • Satisfação e retenção dos clientes.

Para que esses benefícios possam ser alcançados, entretanto, a estratégia de gestão de serviços deve unir tecnologias, investimentos acertados, clareza nos objetivos e qualificação da equipe.

Veja ainda: Gestão inteligente: como tornar sua empresa de serviços mais inovadora?

Como implementar a estratégia na empresa?

Atualmente, um dos elementos centrais na implementação da gestão de serviços mais eficiente e assertiva inclui o investimento tecnológico para a transformação digital.

Por meio de sistemas centralizados e integrados, como o sistema ERP, os gestores conseguem estruturar os processos e procedimentos e também controlar e mensurar os diferentes fatores da operação.

Com isso, é possível gerenciar processos financeiros, operacionais, de vendas, estoque, entregas, relacionamento com clientes e fornecedores e gestão de pessoas em uma mesma plataforma.

Saiba mais: Confira a importância do sistema ERP para planejamento e gestão de serviços

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP completo e ideal para você, pois foi desenvolvido pensando nas necessidades existentes em PMEs de serviços com módulos diversos para estruturação, controle e mensuração das diferentes áreas da empresa.

Conheça o SAP Business One aqui e os benefícios que ele proporciona à gestão de serviços!

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!