Blog

sistema ERP

Sistema ERP: 5 motivos para distribuidoras de medicamentos investirem

Empresas de distribuição de medicamentos sabem bem quais são as maiores dificuldades para que o serviço de entrega seja feito com o máximo de eficiência, agilidade e segurança. O que muitas delas não sabem é a possibilidade de contar com a ajuda de um sistema ERP para alcançar melhores resultados.

Com a alta demanda pós Covid-19, muitas distribuidoras de medicamentos estão adotando essa ferramenta para criar processos bem definidos e dentro das normas de boas práticas de distribuição. A plataforma conta com diversos recursos que são igualmente importantes para o processo como um todo.

Nesse artigo, vamos conversar um pouco mais sobre os processos da distribuição de medicamentos e como o sistema ERP pode ajudar a aumentar a produtividade e potencializar os negócios.

Leia também: Como fazer o planejamento logístico de contingência em tempos de crise?

O que é o sistema ERP?

Ainda que a ferramenta seja bastante usada na indústria de medicamentos, muitos gestores ainda não a conhecem, não estão familiarizados com esse termo ou, até mesmo, não acham que ela pode ser necessária para o seu próprio negócio.

O sistema ERP é um software que tem por objetivo oferecer uma gestão completa e padronizada para todas as áreas de um negócio, por meio de recursos de fácil entendimento e usabilidade. É bastante utilizado em empresas de diversos portes e segmentos.

Ter um ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrado) operando para facilitar a distribuição de medicamentos já não é mais um luxo ou serviço adicional, ele é extremamente necessário e já faz parte da realidade de distribuidoras por todo o mundo.

Saiba mais: Confira a importância do sistema ERP para planejamento e gestão de serviços

Por que investir em um sistema ERP para a sua distribuidora de medicamentos?

Veja 5 dos principais motivos para se investir em um ERP:

1. Melhorias na gestão financeira

O controle financeiro é, antes de tudo, a gestão de todas as atividades monetárias da empresa, e é executado por meio de relatórios obtidos a partir de informações patrimoniais e controle de fluxo de caixa. 

Com o software de gestão financeira, os dados da distribuidora podem ser organizados de forma mais eficiente, por meio de um mecanismo inteligente e integrado, possibilitando que todos os aplicativos sejam controlados remotamente. 

Ter uma gestão financeira eficaz significa que você sempre terá uma visão mais ampla das movimentações, o que ajuda a tomar decisões mais assertivas.

2. Gerenciamento efetivo de entrega e logística

Uma logística eficaz é um elemento essencial para o sucesso das operações de qualquer distribuidora. À medida que o volume de medicamentos aumenta e o transporte se torna mais complexo, também aumenta a necessidade de melhorar o desempenho dos processos envolvidos.

Nesse ponto, a tecnologia ajuda o distribuidor a simplificar sua gestão logística. O sistema ERP ajuda gestores desse segmento a equilibrar o controle de custos e a eficiência das entregas aos clientes, assim como otimizar a carga de trabalho dos colaboradores, métricas e indicadores de desempenho.

3. Ajuda nas questões burocráticas

Todo o transporte da indústria farmacêutica para a distribuidora de medicamentos passa por regulações e um rígido acompanhamento para garantir a qualidade.

O sistema ERP centraliza todos os processos burocráticos da distribuidora em um único software, como registros de pedidos de compra e venda, controle de estoque e emissão de documentos fiscais. 

Contar com a ajuda de uma ferramenta de gestão simplifica todos esses processos e facilita o acesso às informações. 

Leia ainda: 7 estratégias para melhorar o planejamento e gestão de serviços

4. Visão holística da operação com relatórios atualizados

Sabemos que os gestores têm a necessidade de acessar informações relevantes e confiáveis para projetar um panorama abrangente e traçar estratégias, o que permite melhorias nas tomadas de decisões. Com um software, não há margem para erros.

Os relatórios gerados pela plataforma trazem automação de tarefas, proporcionando muito mais assertividade, transparência e segurança às informações obtidas, garantindo o sucesso e a saúde financeira dos negócios.

5. Otimização do tempo e aumento da produtividade

Utilizando um sistema ERP, todos os gestores e funcionários de uma distribuidora de medicamentos conseguem aumentar sua produtividade. Como vimos nos tópicos acima, o software traz facilidades nos processos, simplifica burocracias e possibilita mais agilidade na comunicação. 

Com isso, fica muito mais fácil identificar pontos de atenção e boas oportunidades dentro da distribuidora, aumentando a performance dos profissionais e a lucratividade da empresa.

O sistema ERP pode potencializar sua distribuição de medicamentos

Uma distribuidora de medicamentos precisa de uma operação de entregas segura e efetiva – essa é a base de todo sucesso do negócio. Para ter à mão o melhor serviço de atualização, personalização e manutenção, aposte em um sistema ERP.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um Sistema de Gestão Integrado completo e ideal para você, pois foi desenvolvido pensando nas necessidades dos gestores, com módulos diversos para estruturação, controle e mensuração das diferentes áreas da empresa.

Conheça o SAP Business One aqui e como ele pode potencializar a sua distribuição de medicamentos!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!