Blog

ogística para e-commerce

Logística para e-commerce: tendências para o pós-pandemia

O setor de logística e transporte vem enfrentando grandes desafios nos últimos meses. Com a pandemia, causada pela Covid-19, os impactos na economia foram grandes e as empresas tiveram que se adaptar rapidamente a uma logística para e-commerce mais efetiva, para atender à alta demanda com menos recursos.

No entanto, com os projetos de imunização da população evoluindo, o cenário para os próximos meses é mais positivo para esse setor. No artigo de hoje, vamos conversar sobre as melhores práticas para realizar uma boa logística para e-commerce nas empresas, além de tendências para o pós-pandemia.

Como funciona a logística para e-commerce?

A logística para e-commerce é uma operação que funciona a partir de um conjunto de atividades, que envolvem: transporte, armazenamento, recepção e distribuição de mercadorias. Todas essas etapas têm impactos diretos na experiência do consumidor

Assim que um cliente faz uma compra online, ele espera receber um produto de qualidade e de acordo com as suas expectativas, o mais rápido possível. Para alcançar essa satisfação, empresas precisam contar com um bom planejamento logístico e cumprir uma série de etapas fundamentais na gestão de entregas.

A importância do planejamento e da experiência positiva 

O ponto-chave de uma boa logística para e-commerce está no seu planejamento. É preciso entender todos os processos envolvidos no transporte e armazenamento de mercadorias, além de organizar etapas, otimizar operações e controlar imprevistos.

Ações como essas, citadas acima, podem evitar falhas e garantir a satisfação dos clientes. Aqui, destacamos mais algumas fases, que precisam ser cuidadosamente monitoradas durante o processo de entrega de produtos: 

  • Separação dos pedidos e reposição de estoque, quando necessário;
  • Preparação do produto na embalagem e envio para a transportadora;
  • Controle de entrega a partir do rastreamento dos pedidos enviados. 

Tendências de logística para o pós-pandemia

Com as mudanças que a pandemia da Covid-19 trouxe ao mercado e ao consumo, vemos algumas possibilidades em potencial. Organizações que se atentarem às grandes tendências e incorporarem parte delas em sua rotina, estarão à frente de outras. 

Uma vez que a economia voltar à estabilidade e o mercado reaquecer, as empresas precisarão estar devidamente preparadas. Para encarar o futuro, colocar planos em prática e alcançar bons resultados, separamos algumas tendências de logística para e-commerce para o pós-pandemia:

1. Serviços em nuvem

Assim como outros serviços integrados, sistemas em nuvem podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer dispositivo com acesso à web. No setor de logística, acessar dados de forma online, centralizada e em tempo real, é fundamental, pois possibilita uma visão mais detalhada dos processos.

Leia também: Sua PME precisa do sistema ERP na nuvem? Saiba agora!

2. Automação da cadeia de suprimentos

A gestão da cadeia de suprimentos é necessária para monitorar e otimizar desafios logísticos. Conhecer os pontos de atenção nessa gestão é relevante para que os gestores saibam como superá-los.

Com essa operação automatizada, é possível encontrar informações de forma rápida, agir de maneira preventiva, tornar processos mais eficientes e, assim, reduzir as possibilidades de erros, e melhorar a lucratividade do negócio.

3. Uso de drones e novos modais

O drone é um equipamento tecnológico que pode ser utilizado por empresas de diversos ramos, como mais uma opção de modal de transporte da área de suprimentos.

Na logística para e-commerce, os drones podem ser muito utilizados, em um futuro próximo, para a realização de entregas de mercadorias, com o objetivo de agilizar e otimizar processos.

Saiba mais: Gestão inteligente: como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impactará PMEs

Como a Ramo Sistemas pode ajudar sua empresa?

Para acompanhar todas as tendências tecnológicas e se manter à frente da concorrência, gestores devem estar preparados e conectados às soluções que garantam a segurança, inovação e o controle necessários para uma boa logística para e-commerce.

A Ramo Sistemas está por dentro das mudanças do mercado e constantemente atualizamos os nossos processos, com objetivo de apoiar a transformação digital de nossos parceiros e minimizar os efeitos da crise atual.

A SAP Business One Cloud, disponibilizada pela Ramo Sistemas, é um sistema de gerenciamento integrado na nuvem que permite uma total gestão de logística. 

Essa tecnologia pode auxiliar pequenas e médias empresas a garantirem um gerenciamento moderno, eficiente e otimizado.

Na prática, esse software garante escalabilidade, minimização de despesas, segurança de dados, mobilidade e a conectividade necessária para administração do negócio 100% online. 

Entre em contato com a gente para entender mais sobre o SAP Business One Cloud e como ele pode potencializar os seus serviços!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!