Como fazer um controle financeiro e estoque de forma efetiva? Como já falamos em alguns conteúdos aqui do nosso blog, gerenciar o financeiro de uma empresa vai muito além do domínio de conhecimentos técnicos de finanças.
Além disso, muitos gestores têm buscado melhores estratégias para realizar uma boa gestão de estoque aliada ao financeiro, mas para isso é preciso ter um planejamento efetivo.
No artigo de hoje, separamos algumas dicas de como fazer um controle financeiro e estoque de uma empresa para te ajudar a expandir as possibilidades da sua organização. Acompanhe a leitura!
Leia ainda: 7 estratégias para melhorar o planejamento e gestão de serviços
Como fazer um controle financeiro e estoque de forma efetiva?
Controle financeiro
Para entender como fazer um controle financeiro de uma empresa, você vai precisar entender um pouco mais sobre contabilidade e administração. Isso significa aprender alguns termos técnicos que vão aparecer com certa frequência, entre eles:
- Contas a pagar: capital que a empresa deve aos fornecedores;
- Contas a receber: capital que os clientes devem à empresa;
- Passivos: dívidas que a empresa deve liquidar a curto prazo;
- Ativos: tudo o que a empresa possui. Incluindo ativos tangíveis (equipamentos) e intangíveis (patentes, valor da marca, etc.);
- Investimento: valor usado com a expectativa de gerar maiores lucros;
- Faturamento: valores arrecadados por meio da comercialização de produtos ou serviços da empresa;
- Despesas fixas: contas que não são afetadas com o volume de vendas;
- Despesas variáveis: contas que são afetadas com o volume de vendas;
- Fluxo de caixa: ferramenta de acompanhamento financeiro da empresa;
- Capital de giro: valor necessário para movimentar a empresa.
Veja mais: Como o sistema de gestão da produção industrial promove redução de custos
Controle de estoque
Para realizar um controle de estoque efetivo, além do uso de ferramentas de gestão, é extremamente importante definir metas para o seu negócio – o que nem sempre é uma tarefa simples.
Nesse sentido a dedicação, consistência, resiliência e um vasto conhecimento sobre as necessidades da empresa, e do mercado, pode ajudar, e muito, a manter o foco nos pontos que são mais importantes para a sua estratégia.
Além disso, algumas perguntas podem fazer toda a diferença. Entre elas:
- Quais foram os pontos altos do seu negócio no último ano?
- Quais foram os seus maiores desafios e como você os superou?
- Quais são os 3 maiores gargalos, que consomem mais tempo e energia do seu time? O que vocês podem fazer para trazer melhorias?
- Onde estão as maiores oportunidades nesse momento?
- Existe alguma lacuna no seu mercado? Você pode atender essa demanda?
- Você está perdendo tempo e/ou recursos? Em quais atividades?
- Quais resultados você espera alcançar?
Saiba também: Como aumentar a produtividade e tornar a gestão mais eficiente com o ERP industrial na nuvem
Como a tecnologia pode ajudar a sua empresa?
Se você deseja turbinar ainda mais o seu controle financeiro e estoque, é possível contar com a potência de um sistema ERP.
A sigla ERP diz respeito ao termo em inglês Enterprise Resource Planning, cuja tradução livre é Planejamento de Recursos Corporativos ou Sistema de Gestão Integrada.
Na prática, esse software permite a interligação de diferentes áreas, desde setores responsáveis pela logística, como o estoque, até o gerenciamento financeiro ou jurídico.
Com isso, é possível controlar as ações remotamente, visualizar dados com facilidade, otimizar toda a produção, diminuir processos operacionais, eliminar ferramentas manuais (como planilhas ou agendas) e aumentar a eficiência do time.
Leia também: Como obter vantagens do ERP em operações remotas de pequenas e médias empresas
Conheça o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas!
A Ramo Sistemas conta com diversos recursos tecnológicos adaptados para a gestão do seu empreendimento, como é o caso do SAP Business One.
Entre em contato agora mesmo com a gente e saiba como fazer o controle financeiro e estoque da sua empresa com as nossas plataformas!