Blog

gestão de cadeia de suprimentos

Passo a passo: como otimizar a gestão de cadeia de suprimentos do seu negócio?

gestão de cadeia de suprimentos é de extrema complexidade, pois envolve todos os processos desde o fornecimento de insumos até a entrega ao cliente final. Apesar dos diversos desafios, novas soluções e estratégias permitem otimizar essa área.

Também chamada de Supply Chain Management (SCM), a cadeia de suprimentos é determinante na competitividade de uma empresa e lucratividade do negócio. Isso ocorre especialmente em setores estratégicos, como de distribuição.

Devido à importância da gestão de cadeia de suprimentos e os desafios inerentes a ela, conheça formas para otimizá-la!

Leia tambémInovação nas empresas: como tornar sua empresa de distribuição mais digital?

6 passos para a gestão de cadeia de suprimentos mais eficiente

A incorporação de estratégias, tecnologias e boas práticas gerenciais estão no cerne de uma gestão de cadeia de suprimentos mais eficiente. Saiba mais!

1. Preveja as demandas

Para que a cadeia de suprimentos opere com mais eficiência, a empresa deve identificar períodos de sazonalidade, queda nas vendas ou qualquer alteração significativa em entradas e saídas.

Essas informações podem ser encontradas a partir de análises minuciosas do histórico de vendas. Inclusive, vale considerar os dados anteriores da organização para tornar a operação mais inteligente no presente.

2. Estabeleça relações confiáveis com fornecedores

Poder confiar nos fornecedores é um passo importante para otimizar a cadeia de suprimentos. Os parceiros devem atender a uma série de critérios, como:

  • Cumprimento dos prazos;
  • Mercadorias de qualidade;
  • Certificados de funcionamento.

Para facilitar a comunicação com os fornecedores, é possível implantar um sistema ERP. Afinal, o Sistema de Gestão Empresarial possui essa funcionalidade de integração com os parceiros..

Saiba maisSistema de gestão empresarial: como aumentar a produtividade no setor de distribuição

3. Mapeie e padronize processos

O mapeamento e a padronização dos processos beneficiam a gestão de cadeia de suprimentos. O que acontece principalmente quando diferentes áreas estão envolvidas na execução da tarefa.

Por isso, a normalização facilita o controle dos processos. Assim como, melhora a coleta de dados visando tornar as operações mais inteligentes e assertivas.

4. Integre as áreas

A cadeia de suprimentos envolve setores de:

  • Compra;
  • Armazenamento;
  • Vendas;
  • Logística;
  • Transporte;
  • Entrega;
  • E todos os outros relacionados à entrada, à manutenção e à saída de mercadorias do centro de distribuição.

Por essa razão, todas as áreas devem ser integradas para proporcionar aos gestores uma visão mais completa e assertiva das etapas.

Uma informação sobre entrada de mercadorias, por exemplo, influenciará o armazenamento e logística do negócio. Com isso, é fundamental a integração das informações.

5. Faça controle de estoque eficiente

Uma característica atual do setor de distribuição é o estoque infinito e um elevado fluxo de entrada e saída de mercadorias. Esses fatores fazem que o controle de estoque seja mais complexo, mas também se torne determinante no sucesso do negócio.

Portanto, invista em tecnologia, clareza nos processos e treinamento no que se refere ao controle e à manutenção do estoque. Tudo isso visa eficiência, organização e padronização.

Saiba mais: Como fazer um controle de estoque mais eficiente no setor de distribuição?

6. Adote um sistema ERP

Diversas demandas das empresas que precisam melhorar a gestão de cadeia de suprimentos podem ser atendidas com um sistema ERP.

Essa solução viabiliza uma série de fatores, como:

  • Integração entre departamentos;
  • Centralização das informações;
  • Relacionamento com fornecedores e clientes;
  • Comunicação entre áreas;
  • Coleta e análise de dados.

SAP Business One é um sistema ERP, disponibilizado pela Ramo Sistemas, que atende às demandas específicas do setor de distribuição, PMEs e empresas em expansão.

Além disso, os negócios que demandam flexibilidade e personalização na gestão de cadeia de suprimentos também podem se beneficiar do sistema.

Presente em mais de 170 países, a tecnologia atende mais de 60 mil clientes com soluções operacionais eficientes e relatórios completos do funcionamento.

Quer saber mais? Conheça o SAP Business One e os seus benefícios para otimizar a gestão de cadeia de suprimentos.