Blog

inovação nas empresas

Inovação nas empresas: como tornar sua empresa de distribuição mais digital?

O investimento em inovação nas empresas é uma realidade nos principais segmentos. Afinal, a transformação tecnológica tem grande potencial de melhorar os resultados e a eficiência dos negócios.

Na área de distribuição, o uso de recursos em inovação e tecnologia deve considerar as particularidades do setor.

A seguir, entenda os principais aspectos a se levar em conta e conheça os benefícios da inovação nas empresas!

Quais as características do setor de distribuição?

Tornar a distribuição mais digital envolve diferentes áreas do negócio. Desta forma, a inovação nas empresas deve ocorrer estrategicamente nesse segmento.

Confira três fatores específicos do setor de distribuição, que exigem atenção adicional dos gestores nos processos de reformulação e inovação.

1. Modelo de negócio

O modelo de negócio do segmento exige um controle da distribuição em tempo real, assim como requer um grande inventário. Isso aumenta a complexidade das tecnologias necessárias para que transformações profundas sejam viáveis.

Neste caso, a inovação possibilita uma expansão além das demandas tradicionais, com o objetivo de oferecer um serviço com valor agregado aos clientes.

Leia também: Sistema de gestão empresarial: como aumentar a produtividade no setor de distribuição

2. Processos empresariais

O investimento em inovação nas empresas de distribuição deve proporcionar uma operação proativa. Dessa forma, é possível obter insights estratégicos para melhorar os processos e ter vantagens competitivas.

Neste sentido, as ferramentas tecnológicas devem ser baseadas em sistemas empresariais. Com isso, os gestores contam com funções analíticas preditivas e interfaces responsivas às necessidades dos clientes.

3. Produtividade

Ser produtivo no setor de distribuição envolve processos relacionados tanto ao desempenho das equipes, quanto à possibilidade de automação por meio das tecnologias usadas.

Portanto, é necessário adotar processos digitais utilizando ferramentas interativas e com aprendizado de máquina. Com tais recursos de inovação nas empresas, é possível realizar o direcionamento estratégico adequado e melhorar a capacidade preditiva.

Leia tambémComo fazer um controle de estoque mais eficiente?

Por que investir em inovação nas empresas de distribuição?

Com essas particularidades, a inovação nas empresas do segmento deve ser capaz de responder às principais necessidades operacionais e dos gestores.

Neste sentido, uma tecnologia mais robusta e completa pode oferecer benefícios importantes para o setor de distribuição, como:

  • Foco na estratégia: os gestores podem se dedicar às atividades mais estratégicas relacionadas à distribuição. O que demanda menos tempo em ações operacionais ou pouco relacionadas ao crescimento do negócio;
  • Automação de processos: este é um aspecto importante da tecnologia e inovação nas empresas. Isso porque minimiza a necessidade de profissionais para atividades repetitivas, melhorando a eficiência e reduzindo custos;
  • Geração de insights: os processos digitais podem ser acompanhados e mensurados. Assim, os gestores têm insights valiosos e melhores informações disponíveis para embasar a tomada de decisão estratégica;
  • Controle da operação: o domínio das ferramentas faz com que os gestores monitorem toda a operação em tempo real, identificando gargalos, falhas e oportunidades de melhorias.

Esse conjunto de vantagens impactará diretamente os resultados e as chances do negócio ser competitivo no mercado. Com isso, as tecnologias mais eficientes viabilizam a escalabilidade e o crescimento.

Leia tambémA importância do ERP para pequenas e médias empresas

Como tornar sua empresa mais digital?

Uma das principais ferramentas para que a empresa de distribuição tenha processos mais digitais é o ERP – Enterprise Resource Planning.

Esse sistema integra as informações de todos os setores do negócio, automatiza processos e disponibiliza relatórios gerenciais de acordo com a atividade.

Dessa forma, os gestores de pequenas e médias empresas do setor de distribuição ganham inteligência comercial. E, assim, podem desenvolver as estratégias com base na situação real da empresa.

SAP Business One da Ramo Sistemas é um ERP desenvolvido com foco nas PMEs e negócios em expansão. Além disso, conta com configurações específicas para atender às empresas do setor de distribuição.

Conheça o SAP Business One e suas funcionalidades e descubra os benefícios de investir em inovação nas empresas de distribuição.