Blog

sistema de gestão empresarial

Sistema de gestão empresarial: como aumentar a produtividade no setor de distribuição

O ERP (cuja sigla significa Enterprise Resource Planning, traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema de gestão empresarial unificado. Trata-se de uma solução que integra todas as informações, processos e dados de uma área ou do negócio como um todo.

Com isso, o ERP proporciona diferentes benefícios no setor de distribuição das organizações. 

A seguir, conheça as funcionalidades do sistema de gestão empresarial e confira o seu impacto na produtividade do setor de distribuição.

Como funciona o sistema de gestão empresarial?

Antigamente, se a empresa quisesse digitalizar processos, era preciso encontrar softwares específicos para cada área ou demanda. 

Neste caso, os profissionais, empresas e hardwares ficavam sobrecarregados com o excesso de programas necessários para desenvolver as tarefas básicas. Por exemplo: financeiro, contabilidade, logística e distribuição.

ERP, então, foi a solução desenvolvida para superar tais limitações. O sistema de gestão empresarial integra todos os departamentos e demandas do negócio. Assim, não é preciso alternar de software para desempenhar as atividades.

Apenas essa facilidade já melhora a produtividade, mas o ERP tem mais recursos a oferecer, como:

  • Disponibilidade de dados em tempo real: dessa forma, os gestores podem tomar decisões mais acertadas e baseadas em dados. Além disso, é possível otimizar a operacionalização de diferentes tarefas;
  • Automação de processos: evita que diferentes áreas tenham que preencher documentos e formulários, por exemplo. O que reduz o tempo destinado a tarefas manuais e repetitivas.

Logo, no cenário atual com mais dados disponíveis e variáveis a serem analisadas, o sistema de gestão empresarial apresenta vantagens, especialmente, na área de distribuição.

Saiba maisA importância do ERP para pequenas e médias empresas

Quais os impactos do ERP na produtividade do setor de distribuição?

Como mencionado, o sistema de gestão empresarial ajuda a otimizar os processos. Como resultado, na área de distribuição, a solução garante maior eficiência nas atividades e fluidez da produção.

Veja os diferentes aspectos que o ERP contribui para o aumento da produtividade no setor:

1. Gestão de transportes

Essa etapa de planejamento de toda a logística de distribuição da empresa é beneficiada pelo ERP. Afinal, o sistema de gestão empresarial fornece informações relevantes para agilizar os processos e facilitar a tomada de decisão, como:

  • Melhor data para entrega considerando necessidade do cliente, tempo de transporte e ritmo de produção;
  • Meio de transporte mais econômico e vantajoso;
  • Tarifas cobradas considerando todos os custos associados à distribuição.

Com isso, é possível reduzir custos e proporcionar maior eficiência nos processos estabelecidos.

2. Controle de fretes

Ao considerar os dados anteriores e todas as demandas encaminhadas via ERP, os colaboradores têm mais facilidade para desempenhar tarefas. Por exemplo:

  • Expedição dos produtos;
  • Monitoramento remoto da frota;
  • Dimensionamento da carga considerando o veículo usado;
  • Definição do modal de transporte.

Com as informações integradas no sistema de gestão empresarial, essas etapas demandam menos tempo do responsável. Logo, aumenta a produtividade da equipe.

3. Roteirização da entrega

Esta atividade do setor de distribuição consiste na definição dos roteiros das remessas. Neste caso, deve-se analisar todas as variáveis, como mercadorias, tipo de frete, distâncias, clientes etc.

O sistema de gestão empresarial também auxilia nessa etapa. Isso porque a solução disponibiliza relatórios sobre roteiros anteriores, considerando trajetos que permitam a diminuir os custos e o tempo de entrega.

Como implementar o sistema de gestão empresarial?

Agora que você já conhece os benefícios do ERP para o setor de distribuição da sua empresa, é preciso saber como implementá-lo.

Para isso, conte com a Ramo Sistemas! Atuamos com o sistema SAP Business One, solução mais usada em pequenas e médias empresas e em negócios em expansão. 

Com o recurso, é possível realizar a administração de todos os processos com uma visão clara e o controle completo de toda a dinâmica do negócio. 

Assim, a sua empresa reduz os custos, aumenta a produtividade e eleva a eficiência dos processos relacionados à distribuição.

O SAP Business One ainda viabiliza uma redução de 64% nas paralisações não planejadas, permitindo que as empresas otimizem os níveis de desempenho dos ativos.

Além disso, o sistema de gestão empresarial da SAP é fácil de usar e integra todos os recursos necessários. Conheça o SAP Business One agora mesmo!  Se precisar de mais informações, entre em contato conosco!

Deixe um Comentário