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Sistema ERP: como a análise preditiva otimiza a produtividade no setor de distribuição

O setor de distribuição está entre os mais dinâmicos, demandando tecnologias modernas e inovadoras para garantir eficiência operacional e aumento da produtividade. Assim, o sistema ERP é uma ótima possibilidade de investimento.

Chamado também de Sistema Integrado de Gestão Empresarial, o software viabiliza a integração de áreas. Além disso, utiliza novas tecnologias, como a análise preditiva, para obter insights valiosos e gerar vantagens para a operação. Saiba mais!

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Quais os benefícios do sistema ERP no setor de distribuição?

A dinâmica do setor de distribuição possui diversos desafios para a operação relacionados a:

  • Redução de custos;
  • Estratégia de expansão;
  • Maior produtividade;
  • Adequação ao novo comportamento do consumidor;
  • Aumento da concorrência.

Neste cenário, muitas empresas têm dificuldades em se destacar e acabam fazendo apenas “mais do mesmo”. A tecnologia, entretanto, tem viabilizado que negócios de diferentes portes superem os obstáculos e se tornem mais competitivos.

O sistema ERP, por exemplo, integra dados dos diferentes departamentos em um único dashboard. Isso facilita a análise de dados e a tomada de decisões estratégicas. Conheça as principais vantagens da tecnologia!

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– Análise em tempo real

O setor de distribuição depende da agilidade dos processos e decisões para se manter eficiente. Essa característica é beneficiada pela análise em tempo real.

Ao integrar todos os dados do negócio, o sistema ERP consegue fornecer informações valiosas assim que qualquer variável é alterada. Assim, é possível tornar os processos mais ágeis.

– Integração de áreas

O software é responsável por unir em um único local os dados de todas as áreas da empresa, desde o financeiro até os percursos logísticos usados.

Dessa forma, o setor tem melhores condições de identificar e superar gargalos operacionais, que prejudicam o desempenho do negócio e a produtividade das equipes. Ou seja, com essa unificação, é possível reduzir tais problemas para a empresa.

– Relacionamento com o cliente

O sistema ERP pode ser integrado ao sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), possibilitando um banco de dados único e mais ágil.

Com a centralização, os gestores conseguem coletar e analisar as informações dos consumidores. Por exemplo: dados de interação, monitoramento das vendas, campanhas e prospecção do marketing. O que proporciona maior assertividade na comunicação com os clientes.

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Como aplicar a análise preditiva no setor?

Apesar de não ser uma tecnologia nova, a análise preditiva passou a fazer parte dos processos distributivos recentemente. Ela consiste no uso de algoritmos e técnicas estatísticas aplicadas em dados para prever eventos futuros com base no histórico.

Por exemplo, a partir dos dados de percursos de entrega, o sistema consegue definir o ganho de tempo e de recursos ao fazer o caminho X em vez de Y.

Assim, ao utilizar a análise preditiva em larga escala, os benefícios observados incluem:

  • Redução de custos: a análise preditiva integrada ao sistema ERP mapeia os processos e identifica otimizações. Tanto na produtividade das equipes quanto nos procedimentos. Isso possibilita diminuir os custos desnecessários à operação;
  • Vantagens competitivas: a tecnologia torna os processos mais inteligentes e otimizados. O que melhora o desempenho do negócio e, consequentemente, a capacidade de se destacar frente à concorrência;
  • Comunicação: otimiza a comunicação entre distribuidores e diferentes departamentos do negócio, reduzindo gargalos, erros e falhas processuais.

Vale destacar ainda que a implantação da análise preditiva não depende mais de extensos departamentos de TI. Afinal, o recurso é integrado ao sistema ERP, que já realiza a coleta e a análise de dados em tempo real.

Portanto, os gestores têm um acesso simplificado ao recurso, facilitando o uso e gerando impactos reais no desempenho e nas decisões corporativas.

Leia também: A importância do ERP para pequenas e médias empresas

Por que adotar o SAP Business One?

Ao levar em conta todo esse contexto e as vantagens de usar o software integrado à análise preditiva, o SAP Business One é uma ótima solução. A plataforma, fornecida pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP completo, atendendo às demandas do setor de distribuição.

As análises e os relatórios gerados ajudam os gestores a se manterem informados sobre a empresa para tomar decisões com base em dados em tempo real.

No setor de distribuição, especificamente, é possível obter insights para otimizar o desempenho. Entre as principais funcionalidades do SAP Business One, estão:

  • Análises interativas: crie análises flexíveis e personalizadas no conhecido Microsoft Excel;
  • Designer para análise preditiva: personalize e crie novas análises, ampliando a experiência do usuário final;
  • Painéis padrão e painéis avançados: os painéis são incorporados a todas as formas e funções empresariais, fornecendo aos usuários finais as informações mais atualizadas;
  • Indicadores-chave de desempenho (KPIs): monitore as medições críticas para seu negócio;
  • Cabine de comando: visualize todas as análises mediante a área de trabalho de usuário específica do SAP Business One;
  • Designer para relatórios Excel: crie relatórios predefinidos do Microsoft Excel com uma conexão em tempo real aos seus dados empresariais;
  • Portal de análises: execute e agende relatórios Crystal Reports e Excel Reports em tempo real mediante um navegador da web;
  • Camada semântica: ajude os usuários finais a acessar livremente as informações usando termos empresariais comuns;
  • SAP Crystal Reports: gere e otimize relatórios interativos e com uma variedade de funções.

Esses recursos do SAP Business One garantem a sua presença em mais de 170 países com máximo desempenho e tecnologia acessível para PMEs.

Conheça o SAP Business One da Ramo Sistemas e saiba como otimizar a produtividade da sua área de distribuição!

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