Blog

sistema de gestão financeira

Como um sistema de gestão financeira facilita o controle de custos no setor de distribuição?

Para controlar os custos na sua empresa de forma efetiva, é importante contar com um sistema de gestão financeira. Assim, é possível integrar, centralizar e padronizar os processos do setor contábil e financeiro.

Com todos estes dados em mãos, os gestores conseguem ter uma visão completa da situação financeira, facilitando a tomada de decisão.

No setor de distribuição, este controle de custos se faz ainda mais necessário. Afinal, a área tem diversas particularidades operacionais, como estoque infinito e movimentação em tempo real. Isso exige um sistema de gestão financeira, que integre as várias partes envolvidas na realização dos processos da empresa.

Ao implementar o sistema, você terá um impacto positivo no seu resultado e poderá otimizar as finanças. Confira os principais benefícios!

Leia tambémComo fazer um controle de estoque mais eficiente no setor de distribuição?

5 mudanças possíveis com o sistema de gestão financeira

O sistema de gestão financeira viabiliza uma série de estratégias que não são possíveis com os modelos analógicos. Até porque a digitalização é essencial para o monitoramento em tempo real das atividades.

Quer saber o que mais um ERP, sistema de gestão empresarial, pode transformar no gerenciamento de custos do setor de distribuição? Veja a seguir!

1. Controle de processos

A primeira mudança efetiva no setor de distribuição é o controle total dos processos desenvolvidos em todas as áreas. Dessa maneira, é possível identificar falhas, perdas e quedas de performance.

Com esse nível de controle, o sistema identifica uma ocorrência já no início da cadeia e notifica as demais áreas envolvidas. O que reduz as chances de um problema localizado provocar prejuízos em outras etapas.

2. Automação

Na área financeira, a realização de processos manuais é onerosa. E ainda, exige, com frequência, o retrabalho devido a erros de cálculo que afetam os custos do negócio.

Com o sistema de gestão financeira, os processos são automatizados, minimizando erros ou cobranças indevidas. Além disso, com uma função de alarme, é possível evitar atrasos nos pagamentos que resultam em multas e juros.

Saiba mais5 motivos para investir em ERP para pequenas empresas de serviços

3. Integração das informações

Uma gestão financeira eficiente depende, invariavelmente, da capacidade da equipe conhecer os custos relacionados em todas as áreas e as oportunidades de otimização.

Com o ERP, todas essas informações são integradas na mesma interface. Com isso, fica muito fácil fazer a verificação das despesas e um controle mais rígido das finanças. Sem contar que tanto colaboradores quanto gestores podem obter insights a partir dos dados para gerar mais economia para o negócio.

4. Relatórios completos

Um dos principais diferenciais do sistema de gestão financeira é a emissão de relatórios completos sobre as entradas, saídas e estoque. Assim, o setor de distribuição tem informações valiosas para o controle operacional e logístico.

Com todos esses dados, aumenta a inteligência no controle de custos e se torna possível realocar investimentos, otimizar gastos e superar gargalos.

5. Segurança

Um dos receios dos gestores de investir em um ERP é depender de um software para administrar todas as informações da empresa.

No entanto, com uma estrutura adequada, o ERP é operacionalmente mais seguro do que o uso de sistemas individuais para cada área. Além disso, é uma ferramenta muito mais ágil, eficiente e com inteligência de negócios, do que o simples papéis e livros contábeis para realizar o controle financeiro.

Leia também: Inovação nas empresas: como tornar sua empresa de distribuição mais digital?

Quais os benefícios da gestão financeira com o SAP Business One?

Para obter todas essas vantagens do sistema de gestão financeira, é preciso investir em um ERP direcionado às necessidades de cada empresa. O que torna a escolha mais assertiva.

SAP Business One, da Ramo Sistemas, está presente em mais de 170 países e foi desenvolvido para atender às demandas de pequenas e médias empresas (PME) e também negócios em expansão.

São diversos benefícios à gestão financeira do negócio, incluindo:

  • Contabilidade: lide automaticamente com todos os principais processos de contabilidade, como lançamentos diários, contas a receber e contas a pagar;
  • Controle: gerencie o fluxo de caixa com precisão, monitorando ativos fixos, custos de projetos e controle de orçamentos;
  • Gestão simplificada: verifique rapidamente ativos fixos, liberando a equipe do repetitivo lançamento manual;
  • Bancos e conciliação: processe rapidamente conciliações bancárias, extratos bancários e pagamentos por meio de vários métodos, inclusive cheques, dinheiro e transferências bancárias;
  • Relatórios e análises financeiras: crie relatórios padrão ou personalizados a partir de dados em tempo real para revisões de planejamento comercial e de auditoria.

Com funcionalidades específicas para facilitar o controle de custos no setor de distribuição, o sistema de gestão financeira SAP Business One é a solução ideal para a sua empresa. Conheça o ERP da Ramo Sistemas aqui e entre em contato com nossos consultores!