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3 Benefícios do gerenciamento de serviços de TI

Como funciona o gerenciamento de serviços na área de TI, e quais são suas vantagens? Implementar ferramentas tecnológicas para lidar com as demandas e desafios diários pode fazer uma diferença enorme para a produtividade da equipe na sua empresa. 

No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre como montar um plano estratégico para um gerenciamento de serviços efetivo. Acompanhe!

Saiba mais: Como o sistema ERP para pequenas empresas ajuda durante a crise

O que é o gerenciamento de serviços em TI? Como ele funciona, na prática?

O gerenciamento de serviços de TI (GSTI) contempla uma série de estratégias que abrangem o planejamento, a produção e o acompanhamento dos serviços de TI em uma organização. 

Essa ferramenta serve para garantir que os serviços de TI sejam prestados com a máxima qualidade e eficiência, atendendo às principais demandas do negócio e de seus clientes. 

Para alcançar um bom gerenciamento de serviços de TI, é necessário que a empresa invista na capacitação de pessoas, melhore seus processos internos e aumente a inovação, evitando os gargalos e se apropriando de mais recursos tecnológicos.

Leia também: Como obter vantagens do ERP em operações remotas de pequenas e médias empresas

Quais são os 3 principais benefícios de contar com um gerenciamento de serviços de TI?

Os benefícios de contar com um gerenciamento de serviços de TI, são inúmeros. Com essa ferramenta é possível reduzir custos e riscos, aumentar a qualidade das entregas e satisfação de clientes, além de contribuir ativamente com a estratégia do negócio. Confira, a seguir, algumas dessas vantagens.

Estratégia

Com um bom gerenciamento de serviços de TI, é possível melhorar a estratégia do negócio. Isso porque uma melhor estruturação de processos de gestão auxilia a empresa a alcançar uma maior visão de futuro.

Imagine que um dos objetivos estratégicos de uma empresa seja tornar o negócio cada vez mais digital. Então, o departamento de TI pode pensar em soluções que ajudem a cumprir esse objetivo.

Qualidade e satisfação

Para começar um gerenciamento de serviços de TI, é preciso entender o cliente e suas necessidades, pensando em soluções que satisfaçam os usuários e os ajudem em suas dificuldades. Com essa ação, é possível aumentar a qualidade de entrega dos serviços prestados.

Além disso, um bom gerenciamento envolve alinhamento entre empresa e cliente, e conversas regulares sobre o andamento de cada projeto e implementação. Dessa forma, o cliente sente que está fazendo parte da construção daquele serviço, não criará expectativas além do esperado, e se manterá satisfeito.

Redução de custos

Uma vez que uma organização financeira resulta em redução de custos, um bom gerenciamento de serviços na área de TI possibilita uma otimização e melhor visão de informações relacionadas aos gastos da empresa. Com essas informações disponíveis é possível tomar decisões melhores, pensando em lucratividade, e melhorar a gestão financeira da empresa.

Veja mais: Como melhorar a eficiência empresarial no setor de serviços com um sistema ERP?

Como fazer um bom gerenciamento dos serviços de TI? Conte com a Ramo Sistemas!

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