Com a pandemia do novo coronavírus, que teve início em 2020, pudemos acompanhar grandes mudanças no comportamento do consumidor. Entre essas mudanças, uma nova forma de consumir bebidas, que trouxe alterações radicais na gestão de entregas de varejistas e distribuidoras do setor.
Dados da Receita Federal apontam que o Brasil registrou o surgimento de 48,4 mil novas distribuidoras varejistas de bebidas de janeiro a outubro de 2020, o que mostra uma alta de 76% em relação ao mesmo período de 2019.
Considerando esses dados, podemos perceber um crescimento bastante expressivo no comércio de bebidas, principalmente, em um momento de incertezas, falta de investimentos e desaceleração da economia.
Ainda que, em breve, a população brasileira esteja vacinada, mudanças como essa
trouxeram transformações irreversíveis no mercado e a tendência é de que empresas invistam, cada vez mais, em melhorias na gestão de entregas para atender a essa grande demanda.
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Gestão de entregas: quais os maiores desafios?
Um dos pontos de atenção que deixa gestores do mercado atacadista ainda muito preocupados em relação à gestão de entregas é o transporte das bebidas, que necessita de uma série de cuidados para ser realizado com excelência e segurança.
Além da legislação e da logística de cada um dos modais, é preciso ficar atento à segurança das cargas e dos colaboradores envolvidos no transporte das bebidas.
Se, por ventura, um vidro for quebrado ou uma lata furada durante o trajeto, boa parte da carga pode ser comprometida. Por isso, é de grande importância que o transporte de bebidas seja feito da maneira correta.
Se você tem dúvidas sobre gestão de entregas e busca soluções para tornar esses processos menos complexos, chegou a hora de focar sua atenção em alguns detalhes importantes no processo do transporte de bebidas:
Gestão Financeira
Antes de falar sobre qualquer outro detalhe que envolva uma boa gestão de entregas, é preciso entender a importância do controle total sobre despesas, receitas e o valor em caixa. Como tem sido essa organização na sua empresa?
Para aumentar esse controle sobre as finanças e otimizar resultados, é preciso criar um fluxo de caixa, registrar as entradas e saídas, organizar todas as movimentações na ponta do lápis e integrar todas as informações importantes de uma maneira mais rápida e prática, no dia a dia.
Cuidados com o estoque
Para facilitar o transporte e a gestão de entregas, é imprescindível ter uma boa organização dos estoques na sua distribuidora de bebidas. Você pode (e deve) contar com a ajuda de um sistema ERP para o controle de movimentações das mercadorias dentro do estoque e, assim, encontrar formas de facilitar sua rotina e reduzir custos.
Além disso, é preciso prestar atenção no armazenamento de cada bebida, considerando a vulnerabilidade de cada produto, exposição à luz ou poeira, e possíveis atritos entre eles. É preciso pensar na otimização dos espaços, sempre respeitando a fragilidade de cada embalagem.
Logística de entregas
Ter um planejamento consistente e pensar na logística das entregas é essencial para minimizar custos, atender às necessidades do consumidor de maneira mais assertiva, e aumentar resultados. Você deve avaliar se o serviço de logística deve ser terceirizado ou se deve ter um setor especializado dentro da sua empresa para realizá-lo.
Para evitar dores de cabeça, conte com o ERP para fazer um cálculo exato dos custos das entregas das mercadorias e avalie quais são as melhores alternativas de transporte para cada uma delas, levando em consideração a localização que o seu negócio se encontra e as opções de roteirização
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Como a tecnologia pode te ajudar?
Fazer bom uso de tecnologias especializadas, que facilitam sua gestão de entregas, é fundamental para executar as operações da melhor maneira e evitar erros que podem resultar em custos adicionais.
O ERP é um sistema integrado que oferece para os gestores a facilidade na estruturação de processos e um melhor controle para mensurar diferentes fatores da operação. Dessa forma, é possível gerenciar processos financeiros, operacionais, estoque, entregas, clientes, fornecedores e gestão de pessoas em uma mesma plataforma.
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Conheça a melhor estratégia para a sua empresa
Pensando nos desafios das pequenas e médias empresas de distribuição de bebidas, a Ramo Sistemas desenvolveu um sistema ERP específico para atender às necessidades do setor.
O R-One BEV, baseado na plataforma SAP Business One, é a melhor solução para você, pois assegura maior assertividade nas operações, gera diversos benefícios e ainda possui indicadores customizados.
São diversos os processos nas PMEs com a ferramenta, como automação da força de vendas, controle de expedição, rastreabilidade de produtos, contratos de comodato (vasilhames, mesas, cadeiras, freezers/geladeiras) e roteirização de entregas.
Tudo para agilizar as atividades, melhorar a produtividade, integrar setores e reduzir custos, assim como aumentar a confiabilidade dos dados e promover o compliance fiscal e tributário.
Entre os indicadores mensurados, estão:
- Indicadores comerciais;
- Dashboard de tendências;
- Venda por produtos;
- Comodatos;
- Evolução de comodato
- Status de inventário;
- Lista de lançamento de inventário;
- Relatórios de status do lote;
- Programa de acompanhamento de estoque;
- MRP.
Saiba mais detalhes sobre o SAP Business One, e entenda quais são os maiores benefícios que ele pode trazer para a sua gestão de entregas.