Blog

gestão de vendas

Empreendedorismo feminino: melhores práticas para uma boa gestão de vendas

Em um cenário em que empresas ainda dão menos oportunidades para as mulheres do que para os homens, o empreendedorismo feminino teve um crescimento significativo nos últimos anos, e uma boa gestão de vendas é o que coloca essas empreendedoras na frente de seus concorrentes.

Vamos entender mais sobre esse assunto? Continue acompanhando.

Leia mais: 5 estratégias para melhorar o planejamento e controle de produção

Empreendedorismo feminino: uma tendência no Brasil

Ainda são muitos os desafios que mulheres enfrentam todos os dias para ter um lugar de destaque no mercado e alcançar seus objetivos. No entanto, muitas mulheres já entenderam que trilhar o seu próprio caminho por meio do empreendedorismo pode colocar suas ideias em evidência.

O crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil fica ainda mais claro quando analisamos as estatísticas: para se ter uma ideia, já existem 24 milhões de mulheres empreendedoras no país, segundo a pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil, publicada em 2019 pelo Sebrae. 

Se em 2014 o número de mulheres à frente de suas próprias empresas era de 7,9 milhões, hoje são mais de 24 milhões de mulheres à frente de seus próprios negócios (em comparação com 28 milhões de homens) no Brasil. Isso significa um aumento de 200% no total de empreendedoras brasileiras.

Você pode se interessar: Transformação Digital: o sistema ERP como núcleo da estratégia digital

Como fazer uma gestão de vendas eficiente? O segredos das mulheres de sucesso

Mulheres que estão iniciando sua carreira como empreendedoras e querem que seu negócio se desenvolva de forma rápida e sólida, já sabem que a gestão de vendas é um dos pilares mais importantes de qualquer operação. 

Esse conjunto de ações têm por objetivo trazer mais eficiência para o processo comercial da empresa e melhorar a condução da força de vendas para que todos os processos relacionados com a área sejam bem estruturados. Outras características de uma gestão de vendas eficiente, são:

Atenção aos detalhes

Uma estratégia que as mulheres vêm dominando, e muito bem, é a atenção aos detalhes de sua marca. Empreendedoras tendem a ser mais cuidadosas durantes os processos da gestão de vendas e analisarem situações, dados e relatórios com mais cautela antes de uma tomada de decisão importante. 

Inteligência emocional

Outra característica que pode ser decisiva para o crescimento de uma pequena empresa é a inteligência emocional feminina, atrelada aos imprevistos e adversidades que podem aparecer pelo caminho. 

Essa estratégia pode ajudar tanto em situações delicadas quanto no relacionamento com clientes e fornecedores, que precisam de uma comunicação clara, transparente e aprimorada.

Gestão de estoque eficiente

Quando as gestoras já organizaram o seu estoque e planejaram todos os processos comerciais, chega a hora de colocar a mão na massa. 

É preciso que essas empreendedoras tenham o controle total sobre cada venda efetuada, valores e finanças, equipe, recursos que envolvem a gestão de vendas e toda a estrutura necessária para que cada operação se realize como o previsto.

Tecnologia como aliada

Mulheres que dominam as vendas do seu negócio sabem que o sucesso da gestão de vendas está diretamente ligada ao uso de um bom software de gestão.

Por meio de um software de gestão como o SAP Business One é possível automatizar processos, evitando a perda de tempo e aumentando a produtividade da equipe, gerar e armazenar documentos de forma digital, entre outros benefícios que tornam a gestão de vendas de uma empresa muito mais eficiente.

Veja também: Como o sistema ERP na nuvem aumenta produtividade na sua empresa de serviços 

Conheça a Ramo Sistemas!

A Ramo Sistemas fornece toda a segurança que a sua pequena empresa precisa para implementar um sistema ERP e uma gestão de vendas inteligente.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.

Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!