Blog

Como gerenciar um estoque de uma empresa com um ERP?

Como gerenciar um estoque de uma empresa com um ERP?

Como gerenciar um estoque de uma empresa? A essas alturas, é certo que a maioria das empresas já utiliza um sistema ERP para realizar a sua gestão de estoque, certo? Errado! De acordo com uma pesquisa recente, apenas um terço das empresas realmente aproveitam a potência de seu ERP.

No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre como extrair o melhor do seu ERP para a gestão de estoque do seu negócio. Acompanhe!

Saiba mais: Confira a importância do sistema ERP para planejamento e gestão de serviços

Como gerenciar um estoque de uma empresa com um ERP?

Ao contrário do que se possa pensar, são poucas as empresas que utilizam o melhor dos sistemas ERP para sua gestão de estoque. Essas organizações têm pela frente o desafio de avançar na implementação e configuração de ERPs e outras tecnologias. 

Mas, afinal: como gerenciar um estoque de uma empresa? Os benefícios de contar com o uso de um bom sistema ERP para gestão de estoque são muitos. Entre eles, destacamos alguns a seguir:

Automação de tarefas

Um sistema de gestão, como o SAP Business One, oferece automação de processos e ajuda a equipe a otimizar o seu tempo com tarefas que seriam repetitivas – além de evitar falhas humanas que poderiam comprometer a produção.

Além disso, um sistema que automatiza os processos também oferece tempo para o time expandir sua produtividade com atividades mais estratégicas, relacionadas ao core business do negócio (ou seja, assuntos que realmente importam). 

Redução de custos

Uma das maiores vantagens do sistema ERP para a gestão de estoque é a sua capacidade de controle e redução de custos. Por meio dos indicadores e métricas, os gestores conseguem ter uma noção maior dos gastos em cada um dos setores, bem como dos ganhos. Assim, a tomada de decisões é mais assertiva e orientada.

Sincronicidade

Como vimos, o sistema de gestão de estoque oferece muito mais controle e previsibilidade aos gestores. Além do mais, essa tecnologia promove a integração dos setores, especialmente o de produção e vendas, tornando os processos mais uniformes. Como consequência, temos maior sincronicidade nas atividades da empresa.

Leia ainda: 7 estratégias para melhorar o planejamento e gestão de serviços

Redução de gargalos

Se você quer saber como gerenciar um estoque de uma empresa, vale dizer que o sistema ERP para gestão de estoque permite a avaliação de possíveis gargalos nas operações e, com isso, o planejamento de atitudes para evitar o desperdício e estoque desnecessário de materiais ou demais gastos.

Melhor tomada de decisão 

Hoje em dia já é possível aumentar a sua visão de negócio por meio de ferramentas tecnológicas especializadas. O SAP Business One, é um sistema ERP que facilita a gestão, uma vez que oferece aos líderes uma visão holística da sua empresa – o que melhora a identificação de gargalos e oportunidades, e possibilita uma melhor base para tomada de decisão.

Veja mais: Como melhorar a eficiência empresarial no setor de serviços com um sistema ERP?

Conheça o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas!

Agora que você já sabe como gerenciar um estoque de uma empresa, conheça o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas! 

O SAP Business One é uma Plataforma de Gestão Integrada completa, personalizável e fácil de implementar. Com ferramentas inovadoras, o ERP permite a padronização completa da sua operação e facilita a gestão de departamentos, como: financeiro, contábil, logístico e compra e venda.

Com expertise de mercado e contando com uma tecnologia de última geração, a Ramo Sistemas ajuda a sua organização em todos os processos de implementação, configuração e sustentação da plataforma, oferecendo suporte completo.

Quer saber mais? Acesse nosso site agora mesmo e entre em contato com o nosso time!