O setor de serviços é um dos que mais crescem no Brasil, com pequenas e médias empresas focadas no segmento. Por isso, para se destacar no mercado atual e se manter competitivo, é preciso desenvolver uma gestão inteligente e uma cultura de inovação.
Para ter uma ideia da importância de se diferenciar, no estado de São Paulo, existem mais de 1,1 milhão de pequenos negócios empresariais de serviços. O que representa 41% do total de pequenos negócios do estado, segundo dados do Sebrae.
Logo, para as PMEs se sobressaírem na área de serviços, uma gestão inteligente é fundamental. Além disso, com novas tecnologias surgindo constantemente, uma cultura de inovação é de grande relevância para garantir serviços eficientes.
Saiba mais a seguir!
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6 dicas para uma gestão inteligente e cultura de inovação
A gestão de PMEs de serviços é bastante desafiadora. Dessa forma, uma gestão inteligente precisa envolver pessoas, processos e ferramentas para obter melhores resultados.
Conheça ações que podem ser adotadas para implementar uma transformação cultural e atingir os objetivos da sua empresa:
1. Invista em lideranças engajadas
A gestão inteligente está diretamente relacionada à atuação de lideranças engajadas com a transformação digital e a cultura de inovação. O novo papel do líder envolve dar espaço para que os colaboradores consigam inovar e apresentar novas propostas.
Assim, a inovação nas empresas deve ser incentivada em todos os níveis com garantia de autonomia e de compreensão com as tentativas e erros.
2. Capacite os profissionais
Para que sejam incentivados a inovar, os profissionais devem ter domínio sobre as novas ferramentas e tecnologias. Neste sentido, a capacitação é essencial.
Dificilmente, uma cultura de inovação será alcançada em um ambiente no qual os profissionais não se apropriem dos novos recursos, como automação, análise de dados e outros.
Portanto, promova treinamentos e incentive a qualificação e o desenvolvimento dos profissionais da sua equipe.
Saiba mais: Passo a passo: como tornar a gestão de operações e serviços mais produtiva e eficiente?
3. Tenha canais de comunicação internos
Os canais de comunicação internos têm uma participação central na gestão inteligente. Afinal, as informações devem ser facilmente compartilhadas e acessíveis.
As soluções mais robustas e inovadoras podem envolver diferentes departamentos. Assim, os profissionais devem ter mecanismos fáceis de colaborar e trocar informações.
4. Utilize ferramentas propícias à inovação
Muitas vezes, os gestores incentivam a inovação, mas não dão estrutura e ferramentas propícias para que as mudanças aconteçam. O que limita a capacidade dos colaboradores.
Atualmente, existem diversos recursos que facilitam a interação e inovação. Por exemplo: soluções na nuvem, arquivos editáveis online, chats e outros.
5. Invista em tecnologias disruptivas
As tecnologias disruptivas estão diretamente relacionadas à inovação e à gestão inteligente. Alguns dos exemplos de soluções tecnológicas incluem: Internet das Coisas, automação, Big Data, inteligência artificial e outras.
Além disso, como sempre surgem novas tecnologias, as PMEs precisam manter uma atenção constante.
6. Adote um software de gestão
O sistema integrado de gestão empresarial (ERP) é uma das principais tecnologias para quem deseja uma gestão inteligente e com foco na inovação.
O software permite o controle de recursos, gerenciamento de agendas, criação de canais de comunicação e promoção da inovação em todos os departamentos.
Com essa tecnologia, os gestores podem estruturar e delegar projetos, alocar e rastrear insumos e gerenciar entregas. O sistema também proporciona a integração de setores com centralização de informações. Assim, é possível otimizar processos e garantir maior produtividade das equipes, com menos erros e sem retrabalhos.
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um ERP que oferece uma visão completa de toda a empresa e o controle das operações. O que facilita uma gestão inteligente voltada para a inovação. O software inclui recursos como:
- Gestão financeira e de vendas;
- Gerenciamento de estoque;
- Relacionamento com fornecedores e clientes;
- Controle de insumos;
- Inteligência comercial;
- Relatórios;
- E muito mais!
Com todos esses dados em mãos, é possível fornecer maior inteligência à tomada de decisão e aos processos estratégicos.
A plataforma também dispõe de funcionalidades personalizáveis de acordo com o segmento e objetivos do negócio. Conheça mais sobre o SAP Business One e veja como podemos ajudar a sua PME de serviços!