Empreendedores do mundo inteiro já sofrem as consequências da atual crise do Coronavírus em suas organizações, principalmente no que diz respeito ao planejamento logístico, área responsável por toda a tramitação de mercadorias desde a indústria até o cliente final.
Uma das principais razões foi o fechamento dos comércios e a necessidade de isolamento social, que afetou tanto as vendas quanto a movimentação de produtos.
De acordo com dados da PwC, 85% dos gestores já esperam a diminuição das receitas neste ano. Mais da metade dos profissionais, 51%, estimam uma redução de 25% dos resultados.
Por isso, aumentou ainda mais a necessidade de implementar um planejamento logístico de contingência com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia nos negócios e potencializar a atuação da empresa.
Por sua vez, essa ação pode ser definida como um conjunto de estratégias que visam analisar a atual situação de uma organização e, com base nisso, estabelecer algumas práticas paliativas e preventivas.
Veja também: 7 estratégias de planejamento e controle de estoque em tempos de crise
Mas, afinal, como implementar essa medida no planejamento estratégico da empresa e quais são os benefícios? Para te auxiliar a responder essa questão, elaboramos um conteúdo completo, confira.
Como fazer o planejamento logístico de contingência em tempos de crise?
De modo geral, o gerenciamento logístico é pautado em alguns pilares fundamentais, cujo primeiro passo é a análise de dados.
É essencial que a empresa avalie o seu estado atual e todas as informações que inclua atividades comerciais, demandas, necessidades dos clientes, mudanças e adequações ao mercado.
Com isso, é possível não apenas identificar os principais gargalos operacionais, mas também potencializar o controle interno, reduzir custos e prever demandas conforme o comportamento do setor.
Outra base essencial do planejamento logístico é a gestão de pessoas. Nesse sentido, é imprescindível que os gestores implementem treinamentos de acordo com as alterações adotadas pela empresa,
Dessa forma, pode-se fortalecer a eficiência operacional e os resultados do time, como também diminuir as falhas e retrabalhos.
Ademais, o planejamento logístico de contingência é pautado principalmente em estimativas de cenários e a elaboração de planos de ação. Ou seja, é necessário antecipar deficiências operacionais por intermédio da gestão de crises.
Para isso, são levantadas as fragilidades da empresa e possíveis situações negativas, como atrasos nas entregas, ausências de determinados produtos, quedas ou aumentos repentinos das vendas e outras possibilidades.
Com isso, alinha-se algumas atitudes cabíveis de acordo com cada acontecimento, impedindo deficiências graves no fluxo de trabalho e, até mesmo, impactos financeiros significativos.
Por fim, não há dúvidas de que o componente elementar para adequação dessas práticas no planejamento logístico é a tecnologia.
Portanto, é de suma importância adaptar-se às necessidades do mercado e aderir a transformação digital tão necessária para garantir a mobilidade, conectividade e a sobrevivência da empresa no momento atual.
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A Ramo Sistemas está atenta às constantes alterações do setor e, por isso, deseja auxiliar os seus parceiros a minimizarem os efeitos da crise por meio da plataforma de gerenciamento na nuvem, o SAP Business One Cloud.
Na prática, esse software viabiliza todo o controle integrado de pequenas e médias empresas e o acompanhamento em tempo real do estoque, permitindo um planejamento logístico de contingência.
Como também, é possível gerir setores financeiros, administrativos, contábeis, comerciais, distribuição e projetos com eficiência.
Além disso, o sistema ERP emite relatórios completos que potencializa tomadas de decisões efetivas, baseadas em dados reais e atualizados.
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