Blog

como gerenciar uma empresa

Como gerenciar uma empresa distribuidora de bebidas?

Você sabia que as vendas de bebida no país cresceram 5,3% durante a pandemia? Ainda que a economia tenha entrado em queda, o número de brasileiros consumindo cerveja nos últimos meses vem batendo recordes. No artigo de hoje, falaremos mais sobre esses dados e como gerenciar uma empresa distribuidora de bebidas nos próximos meses.

Veja ainda: Gestão inteligente: como tornar sua empresa de serviços mais inovadora?

Consumo de cerveja cresce no Brasil e “migra” para dentro de casa

Segundo um levantamento da Euromonitor, as vendas de cerveja no país cresceram consideravelmente nos meses de pandemia: 5,3% em 2020, em comparação com 2019. Um estudo da Kantar também aponta que o número de brasileiros com mais de 18 anos que consomem cerveja em casa atingiu um recorde de 68,6% nos últimos meses.

Definitivamente, o isolamento social colaborou para que o consumo de cerveja “migrasse” para dentro das casas brasileiras, colocando o volume de vendas no Brasil como o maior, desde 2014. 

Esse crescimento se deve ao fato de que, em tempos de isolamento, ansiedade e incertezas, grande parte da população busca por distrações, escapismos e mais momentos de lazer e bem-estar dentro de casa, por meio do consumo de bebidas alcoólicas. O analista da Euromonitor Rodrigo Mattos explica um pouco desse sintoma:

“A gente bebeu para esquecer. Estávamos em um momento de alta ansiedade, de não conseguir ter o lazer que a gente tinha, de uma demanda reprimida por uma experiência que a gente não conseguia ter mais, que é uma experiência fora do lar, e as pessoas tentaram fazer uma mímica dessa experiência dentro de casa”. 

*Ainda que os números tenham subido, vale ressaltar que o consumo de álcool deve seguir consciente e moderado, de acordo com as normas da OMS.

Vale lembrar também que o Brasil tem o terceiro maior mercado de cervejas, atrás somente da China e Estados Unidos. Nesses dois países, os números de vendas de cerveja caíram durante a pandemia, em relação aos anos anteriores.

Leia ainda: 7 estratégias para melhorar o planejamento e gestão de serviços

Como gerenciar uma empresa distribuidora de bebidas?

Mas afinal, como gerenciar uma empresa distribuidora de bebidas? Diante desses dados, é possível que muitas distribuidoras de bebidas saibam aproveitar o momento, se posicionando corretamente, para alavancar suas vendas. Entretanto existem práticas que colocam algumas organizações à frente de outras. A seguir, falaremos um pouco mais sobre elas.

Comunicação

Um dos passos para realizar uma distribuição de bebidas rápida e eficiente, é melhorar a comunicação com empresas parceiras e, também, com o consumidor final. Aproveite todo o potencial dos novos canais digitais de comunicação para criar diálogos claros e transparentes, coletar informações por meio de pesquisas rápidas e criar novas oportunidades para conquistar a confiança dos consumidores. 

Estratégia

Para alavancar as vendas e sair na frente da concorrência, também é necessário investir em parcerias estratégicas. Para conseguir fechar as parcerias, o segredo é oferecer facilidades para parceiros, comercializar as bebidas por um valor menor, oferecer o seu melhor preço para os clientes, além de outras vantagens, como a entrega e o pagamento facilitados

Otimização

Para as duas práticas citadas acima funcionarem, trazendo resultados concretos a longo prazo, o ideal é automatizar as tarefas por meio de uma tecnologia especializada. Um software de gestão pode ajudar a empresa a ter mais segurança nos processos, além de um controle maior sobre cada operação. 

Saiba mais: 5 erros que podem prejudicar a sua gestão de operações e serviços

Conte com a tecnologia da Ramo Sistemas para potencializar o seu negócio

Pensando em como gerenciar uma empresa de bebidas, e os maiores desafios que gestores passam durante esse processo, a Ramo Sistemas oferece o R-One BEV, baseado na plataforma SAP Business One – a melhor solução para a sua organização, pois assegura maior assertividade nas operações, gera diversos benefícios e ainda possui indicadores customizados.

Tudo para agilizar as atividades, melhorar a produtividade, integrar setores e reduzir custos, assim como aumentar a confiabilidade dos dados e promover o compliance fiscal e tributário na empresa.

Quer saber mais detalhes sobre o SAP Business One? Entre em contato com a nossa equipe e entenda quais são os maiores benefícios que ele pode trazer para a sua distribuidora de bebidas.

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!