Blog

como fazer controle de estoque

Como fazer controle de estoque de forma efetiva no seu e-commerce?

Como fazer controle de estoque de forma efetiva no seu e-commerce? Nos últimos anos, pudemos contemplar um grande aumento da digitalização de processos nas empresas. Com o isolamento social, muitas precisaram se reinventar, e lojas que já existiam fisicamente passaram suas operações também para o mercado online.

Nesse cenário, é imprescindível que as marcas saibam fazer um bom controle de estoque e a tecnologia oferece ferramentas que podem ajudar. Saiba mais, a seguir.

Como fazer controle de estoque de forma efetiva no seu e-commerce?

Sabemos que é no estoque que, geralmente, está o “coração” de um e-commerce. Todos os produtos, recursos e materiais necessários para uma entrega efetiva costumam ficar localizados nessa parte da empresa.

Para que o estoque funcione de forma prática e organizada, e a empresa não precise arcar com custos desnecessários, é extremamente necessário que o abastecimento seja feito corretamente, por meio de um planejamento estratégico. 

A seguir, entenda como fazer controle de estoque de forma eficiente no seu e-commerce, e quais são as 5 estratégias mais utilizadas por empresas que estão disparando na frente de suas concorrentes.

Leia ainda: 7 estratégias para melhorar o planejamento e gestão de serviços

Organização

Em primeiro lugar, é preciso que os gestores da empresa tenham total domínio sobre sua gestão de vendas e cada item que entra (ou sai) do estoque. Fazer um inventário, categorizar produtos, definir quantidades e fazer o cadastro de cada item pode ajudar bastante, na prática.

Sistemas de gestão como o SAP Business One também são perfeitos para esse tipo de operação, pois ajudam a fazer todo o planejamento e organização do estoque do seu e-commerce de forma rápida e automatizada.

Planejamento e gestão financeira

Uma ferramenta de gestão também pode auxiliar os gestores a realizarem um planejamento mais assertivo e uma gestão financeira mais estratégica, além de oferecer uma visão mais holística do negócio: por meio de dados e relatórios oferecidos pelo sistema, o gestor pode identificar gargalos e oportunidades no mercado – o que pode ajudar bastante na tomada de decisão.

Relacionamento e bons contatos

Ter fornecedores de confiança, e que não te deixam na mão, é fundamental. Quando fechar parceria com algum fornecedor certifique-se dos prazos de produção. Além disso, conheça bem todos os processos, desde o pagamento, logística e prazo de entrega para não passar apuros quando precisar comprar mercadorias para reposição. 

Controle de vendas

Como fazer controle de estoque de forma eficaz? Compras e vendas precisam estar em sincronia. Algumas lojas ainda cometem o erro de colocar produtos à venda em seu e-commerce não tendo o estoque dessas mercadorias, e quem sai em desvantagem é o consumidor, uma vez que ele pode realizar o pagamento de um produto e o mesmo estar em falta. 

Falhas como essa desgastam a imagem das lojas online e colaboram ativamente para a sua perda de clientes. Para evitar esse tipo de situação, lojas de todos os portes e segmentos precisam contar com a plataforma de gestão como o SAP Business One, um sistema ERP que coloca o controle de todo o estoque na mão dos gestores de forma prática e efetiva.

Veja ainda: Gestão inteligente: como tornar sua empresa de serviços mais inovadora?

Conte com a Ramo Sistemas!

Agora que você já sabe como fazer controle de estoque, conheça a Ramo Sistemas!

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das organizações.

Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.

Para implementar um sistema ERP e ter uma gestão inteligente, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!