A indústria brasileira enfrenta desafios administrativos e produtivos. Mas estes problemas podem ser superados com a implantação de um sistema de gestão empresarial com foco nas necessidades desse tipo de empresa.
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a produtividade na indústria brasileira aumentou 0,8% em 2018. O que demonstra um ritmo lento em relação aos 4,4% de 2017.
No entanto, a melhora na produtividade depende da convergência de diferentes fatores de gestão, operação e estruturação de processos. O que a torna extremamente complexa, mas necessária para aumentar a competitividade da indústria nacional.
Neste cenário, o sistema de gestão empresarial é um grande aliado. Isso porque integra informações, otimiza processos e traz agilidade operacional para a sua indústria. Saiba mais!
Leia também: Como funciona o planejamento e controle de produção no setor industrial?
7 benefícios do sistema de gestão empresarial
A adoção do sistema ERP permite melhorar a gestão da sua indústria em todos os sentidos. Confira as principais vantagens!
1. Estruturação e padronização dos processos
Os processos consistem em um conjunto sequenciado de atividades para obter o resultado final. Eles fazem parte tanto dos serviços administrativos e gerenciais como dos produtivos.
Dessa forma, a estruturação adequada faz com que a indústria tenha mais eficiência para alcançar as metas. Assim, evita-se perder tempo e insumos com ações obsoletas ou gargalos na operação.
2. Centralidade dos dados
O sistema de gestão empresarial reúne em uma mesma ferramenta todos os dados do negócio. Isso faz com que o processamento das informações e distribuição delas seja mais eficiente.
Por exemplo, o ERP permite a integração entre estoque e setor de compras. Com isso, assim que uma matéria-prima entra em nível crítico, um alerta informa a necessidade de reposição.
3. Integração entre departamentos
Como visto no item anterior, o sistema de gestão empresarial viabiliza a integração entre os diferentes departamentos. O que reduz problemas de comunicação entre setores, elimina gargalos e refações de tarefas, e otimizar os processos.
Logo, o gestor da indústria pode fazer o controle de informações relevantes de cada setor e as relacionadas com outras áreas. Isso é particularmente importante para as demandas de compras, vendas e financeiro, por exemplo.
4. Relacionamento com o cliente e fornecedores
O ERP tem funcionalidades que garantem o relacionamento com clientes e fornecedores. O que melhora a comunicação externa do negócio e agiliza diferentes operações.
No contexto das indústrias, essa característica é importante, pois facilita as compras de insumos, o gerenciamento de estoque e as entregas.
5. Aumento da produtividade
Como em qualquer segmento, o aumento da produtividade é um dos principais desafios de gestores. Na indústria, não é diferente. E o sistema de gestão empresarial oferece vantagens nesse sentido.
Afinal, ao viabilizar a automação de processos, a integração de departamentos e a centralidade de dados, a operação toda fica mais eficiente.
Leia também: 6 vantagens da automação de processos no setor industrial
6. Redução de custos
Como consequência da melhora da gestão na indústria, é possível reduzir custos do negócio. Até porque a automação e a otimização dos processos evita a perda de matérias-primas ou outros desperdícios na produção.
Vale destacar que a maior produtividade e a eficiência operacional também se refletem no controle dos custos associados à operação.
7. Monitoramento do desempenho
Por fim, o sistema de gestão empresarial viabiliza a emissão de relatórios completos sobre departamentos específicos, processos, clientes ou áreas integradas. Assim, os gestores conseguem monitorar o desempenho da indústria como um todo.
Dessa forma, é possível ter informações mais realistas e pertinentes quanto à operação. Com isso, fica fácil tomar decisões mais estratégicas e baseadas em dados.
Leia também: 10 principais indicadores de desempenho na indústria
Como escolher o sistema ERP para a sua indústria?
Para obter todas essas vantagens, é fundamental que o sistema ERP escolhido tenha funcionalidades compatíveis com a indústria e seja reconhecido no mercado.
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é uma tecnologia desenvolvida pensando nas necessidades das indústrias e é uma referência global nos sistemas de gestão.
No Brasil, a Ramo Sistemas tem experiência de 37 anos e possui mais de 600 clientes. Com essa qualificação e história, a marca tem as melhores condições de oferecer projetos diferenciados e personalizados para a sua indústria.
Quer adotar um sistema de gestão empresarial eficiente e reconhecido? Conheça o SAP Business One fornecido pela Ramo Sistemas!