Com o aumento da demanda e os consumidores mais exigentes por agilidade nas entregas, os gestores identificaram a necessidade de elevar a produtividade nas empresas de distribuição. Assim, é possível proporcionar experiências melhores aos clientes para fidelizá-los e garantir maior lucratividade ao negócio.
De início, a tarefa pode causar certa preocupação por ser um tanto desafiadora. No entanto, a tecnologia, o uso de dados e os novos modelos de gestão viabilizam cada vez mais a união entre produtividade nas empresas e qualidade do serviço.
A seguir, saiba como unir otimização de processos e eficiência operacional para obter melhores resultados na sua distribuidora!
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6 dicas para aumentar a produtividade nas empresas de distribuição
As estratégias para aumentar a eficiência produtiva englobam desde a revisão de processos até a incorporação tecnológica.
Pensando nisso, separamos dicas para impulsionar a produtividade nas empresas de distribuição e garantir qualidade nos serviços prestados. Confira!
1. Faça previsões de demanda
A previsão de demanda é uma estratégia que visa equilibrar a capacidade do centro de distribuição e a demanda. Com isso, é possível evitar a subutilização ou sobrecarga dos espaços.
Para realizá-la, os gestores devem investir em inteligência de mercado a partir de fatores, como:
- Avaliação econômica;
- Desempenho histórico;
- Concorrência;
- Sazonalidades;
- Outras variáveis que indiquem o ritmo de acordo com o momento.
Essa prática também melhora a experiência do cliente ao reduzir o tempo de entrega e mitigar problemas na reposição, que afetem a disponibilidade das mercadorias.
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2. Melhore a prestação de serviço
Como afirmamos, os consumidores estão mais exigentes no que se refere à qualidade do atendimento. Dessa forma, o investimento em produtividade nas empresas deve considerar também a percepção do cliente final.
Para isso, invista em tecnologias e estratégias que melhorem o relacionamento com o cliente, como:
- Atualizações de status do produto e da entrega;
- Personalização do atendimento;
- Canais para consulta e esclarecimentos;
- Entre outras práticas.
3. Monitore o desempenho
A otimização da produtividade consiste em conhecer o desempenho atual do negócio e identificar oportunidades de melhorias. Ou seja, fazer mais com menos.
Portanto, é imprescindível investir no monitoramento de indicadores-chave de performance (KPIs). Tais métricas vão indicar a capacidade das equipes, os gargalos e o potencial, considerando tecnologias, processos e ferramentas.
Ao conhecer os problemas e oportunidades de investimento nessas áreas, os gestores conseguem elevar a produtividade nas empresas. Isso sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.
4. Use a tecnologia a seu favor
O investimento em novas soluções e inovações tecnológicas contribui para a melhora dos processos distributivos.
A automação, por exemplo, reduz as atividades manuais e repetitivas dos processos. Assim, é possível torná-las mais digitais e assertivas e deixar os colaboradores livres para ações estratégicas e criativas.
Inclusive, a tecnologia pode ser usada para diferentes funções, como:
- Integrar processos;
- Gerenciar recursos;
- Planejar entregas e fretes;
- Organizar estoques;
- Relacionar-se com os clientes, entre outras.
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5. Qualifique sua equipe
A incorporação de novas tecnologias e processos para aumentar a produtividade nas empresas de distribuição exige a qualificação das equipes. Só assim, as empresas conseguem que os objetivos sejam realmente alcançados.
Até porque os colaboradores devem ser capacitados para operar as soluções e otimizar o aproveitamento dos recursos. Isso vale tanto para tecnologias, processos ou ferramentas.
6. Invista em um sistema de gestão
Um sistema de gestão empresarial integrado possibilita uma série de vantagens para a distribuidora, inclusive a melhora da produtividade nas empresas. Afinal, a integração de áreas permite um gerenciamento centralizado das informações, facilitando a identificação de oportunidades de otimização.
Neste sentido, o sistema ERP oferece diversos benefícios, como:
- Integração entre áreas, centralizando a gestão;
- Automação de processos;
- Adequação e adaptação às transformações de mercado;
- Eficiência na gestão em tempo real;
- Acesso facilitado aos dados;
- Emissão de relatórios completos e personalizados.
Para alcançar esses benefícios, a empresa de distribuição deve investir em um sistema ERP que atenda às particularidades do segmento, como o SAP Business One.
O SAP Business One, disponibilizado no Brasil pela Ramo Sistemas, é um ERP desenvolvido com funcionalidades específicas para otimizar o setor de distribuição moderno, como estoques infinitos e atualização em tempo real.
Com a solução, os gestores podem fazer o gerenciamento completo e integrado em uma única ferramenta. O que garante aumento da eficiência, qualidade e produtividade nas empresas de distribuição.
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