O aumento da competitividade no mercado requer que gestores reduzam custos no setor de serviços, mas sem comprometer a qualidade e a eficiência. Para atender a essa demanda, um sistema ERP é fundamental.
Afinal, a transformação de processos no setor de serviços é complexa e exige o investimento em novas soluções tecnológicas.
Neste sentido, o sistema ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial – é bastante útil. Até porque é uma ferramenta implementada em diferentes áreas com resultados significativos na eficiência empresarial.
A seguir, conheça como esse recurso aumenta a eficiência no setor de serviços!
Como o sistema ERP melhora a eficiência na área de serviços?
Como afirmamos, o cenário atual necessita da redução dos custos. No entanto, as mudanças para otimizar as despesas precisam ser realizadas de forma adequada para não comprometer a qualidade dos serviços.
O sistema ERP, por exemplo, possibilita uma série de transformações no negócio que proporcionam a melhora da eficiência empresarial. Confira!
– Mapeamento dos processos
Por meio do sistema ERP, é possível integrar, em uma mesma plataforma, os processos de todos os departamentos. O que viabiliza um mapeamento mais detalhado de toda a operação.
Tal monitoramento é fundamental para compreender:
- Quais atividades são necessárias à operação;
- Quais se tornaram obsoletas com os novos recursos;
- Quais podem ser otimizadas.
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– Identificação de gargalos
Após mapear os processos, os gestores conseguem identificar os gargalos operacionais que comprometem a eficiência do negócio.
A superação das limitações e ineficiências ajuda a diminuir custos operacionais, sem prejuízos para a prestação de serviços. Essas mudanças, inclusive, aumentam a produtividade e até melhoram qualidade da operação.
– Qualificação da equipe
O sistema ERP possibilita uma visão mais completa de toda operação, incluindo o desempenho das equipes. Essas informações devem ser usadas para promover treinamentos que qualifiquem os profissionais.
Até porque a transformação dos processos depende da conscientização da equipe e também do domínio das novas soluções. Por isso, as capacitações vão ajudar para o uso mais eficiente dos recursos disponíveis.
– Automação de processos
O sistema de gestão integrado viabiliza a automação de diferentes processos mapeados como ineficientes ou obsoletos.
Assim, a automação afeta toda a operação do negócio. Isso envolve desde a área financeira, com uma gestão dos recursos sem interferência humana, até o contato com os consumidores.
Essa solução também é uma das principais responsáveis pela redução dos custos. Afinal, diminui a necessidade de mão de obra para diferentes tarefas e também eleva a eficiência dos processos.
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– Relacionamento com o cliente
Os novos comportamentos dos clientes estão entre os principais desafios das empresas de serviço.
No entanto, o sistema ERP pode ser integrado ao CRM – Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente. O que permite um controle centralizado e dinâmico das atividades e demandas dos consumidores.
Dessa forma, a integração entre o CRM e o ERP garante um único banco de dados, com informações sobre:
- Avaliação da satisfação do cliente;
- Integração dos pagamentos;
- Canais de atendimento automatizados, entre outros.
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– Eficiência administrativa
Com os benefícios citados anteriormente, fica mais fácil atingir a eficiência administrativa com o aumento da produtividade e a redução dos custos
Como consequência, os colaboradores passam a exercer apenas as atividades mais estratégicas e criativas. Enquanto isso, o sistema ERP desempenha outros processos que demandam agilidade e eficiência.
Já a otimização dos recursos é alcançada com a superação dos gargalos operacionais, decisões estratégicas e direcionamento inteligente dos insumos.
Como adotar o sistema ERP na sua empresa?
A implantação de um sistema ERP deve ser realizada considerando as funcionalidades e inovações da tecnologia. A escolha de um parceiro qualificado e de confiança é determinante para que a eficiência empresarial ocorra de fato.
O SAP Business One é um sistema ERP presente em mais de 170 países e usado por mais de 60 mil clientes globalmente. A solução, disponibilizada pela Ramo Sistemas, foi desenvolvida com foco em pequenas e médias empresas e negócios em expansão que possuem demandas específicas.
O software integra em apenas um dashboard todas as necessidades das empresas de serviços, como:
- Gestão financeira;
- Gestão de vendas e clientes;
- Controle de aquisições e estoque;
- Inteligência comercial;
- Análises e relatórios.
Com essas funcionalidades à disposição dos gestores, é possível realizar as otimizações necessárias. Tudo com o intuito de melhorar a produtividade e cortar gastos, alcançando a desejada eficiência empresarial.
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