Blog

erp na nuvem

Sua empresa de serviços precisa de um ERP na nuvem? Descubra!

O Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão que viabiliza a integração e automação de processos na empresa. Ao considerar a implantação da solução, é preciso avaliar se será um ERP na nuvem ou local.

O ERP na nuvem é uma opção na qual 100% dos dados ficam disponíveis online. Assim, pode ser acessado de qualquer local ou dispositivo com disponibilidade de internet e autorização de acesso.

Já, no sistema local, é usada uma estrutura interna da empresa, sendo necessário o investimento em servidores e hardwares.

Leia também: A importância do ERP para pequenas e médias empresas

Apesar dos receios de gestores, o ERP na nuvem é uma opção segura e com diversas vantagens. Saiba mais!

7 fatores para avaliar a necessidade do ERP na nuvem

O sistema de gestão usado influencia as aplicações da solução e também os processos de implantação.

A seguir, conheça os fatores a serem avaliados para definir se a opção do ERP na nuvem é a mais vantajosa.

1. Assertividade na tomada de decisões

Os diretores financeiros de empresas de serviços precisam, muitas vezes, tomar as decisões corretas no momento preciso. Para isso, é indispensável o acesso às informações em tempo real.

Essa exigência pode ser atendida por um ERP na nuvem, que oferece flexibilidade no acesso. Isso faz com que o CFO possa ter uma tomada de decisão mais assertiva, mesmo quando não está alocado internamente na empresa.

2. Automatização com foco na produtividade

Uma dúvida comum entre gestores e diretores é como automatizar os processos a fim de aumentar a produtividade. Muitas vezes, a reformulação da estrutura empresarial apresenta opções onerosas e não gera resultados satisfatórios. O que fazer então?

No setor de serviços, a automação pode ser realizada com o ERP na nuvem. Afinal, o sistema concentra informações de diferentes áreas e integra processos, facilitando a organização e otimizando a operação. Como consequência, o negócio tem ganhos na produtividade.

Leia tambémConheça as principais diferenças do sistema ERP para empresas de serviços

3. Otimização da gestão financeira

Uma questão frequente, principalmente em negócios em expansão, é como realizar a gestão financeira de todas as áreas da empresa com mais eficiência.

Esse resultado pode ser alcançado com a implantação de uma solução que integra não apenas as informações financeiras de cada departamento. Mas também reúne uma série de dados, como insumos, produtividade, demandas etc.

4. Crescimento rápido

Um dos principais desafios no setor de serviços é estruturar a empresa, quando há um rápido crescimento e as necessidades superam as capacidades do sistema atual.

Dessa forma, uma empresa em expansão deve sempre investir em sistemas escaláveis.

No caso do ERP na nuvem, é possível aumentar a banda e a capacidade de armazenamento rapidamente.

5. Melhoria dos processos

Quando a empresa está em crescimento, o CFO precisa colocar em prática os melhores processos. No entanto, como promover uma melhoria constante sem a estrutura adequada e informações estratégicas acessíveis?

Neste caso, é preciso considerar as tecnologias disponíveis, como a automação e a inteligência artificial. Para isso, vale investir nos sistemas gerenciais, que influenciam decisivamente na capacidade de tomada de decisão dos gestores.

6. Expansão de mercado

Principal objetivo de grande parte das empresas de serviços, a expansão para novos mercados representa um desafio gerencial e operacional imenso.

Ao integrar as informações e oferecer escalabilidade e flexibilidade, o ERP na nuvem facilita a gestão independente do tamanho da operação. Isso porque os processos são automatizados e o gestor pode supervisionar toda a estrutura com eficiência.

7. Padronização dos processos

Para garantir o crescimento, a viabilidade operacional e a satisfação dos clientes. é preciso desenvolver processos padronizados.

A automação com o ERP na nuvem promove esse benefício e permite integrar, inclusive, a operação da central com as subsidiárias. O que evita que as filiais fujam dos processos padronizados.

Leia também5 motivos para investir em ERP para pequenas empresas de serviços

Como implementar o sistema na sua empresa?

Como mencionado, o ERP na nuvem possibilita uma série de vantagens para pequenas e médias empresas de serviços, principalmente em expansão. O SAP Business One é um sistema de gestão integrado, que possui opções locais e na nuvem para atender às diferentes demandas.

Os principais benefícios do sistema fornecido pela Ramo Sistemas incluem:

  • Implementação fácil e acessível;
  • Acesso seguro pelo navegador em qualquer lugar e a qualquer momento;
  • Acesso às funcionalidades mais atualizadas sem depender de recursos de TI internos para a manutenção da solução;
  • Licenciamento por assinatura que permite evitar despesas de capital e garante flexibilidade nas despesas operacionais;
  • Gerenciamento das funções empresariais mais importantes direto no navegador.

Portanto, com o ERP na nuvem, os gestores ganham flexibilidade, escalabilidade, automação, segurança e praticidade.

Quer saber mais sobre essa solução inovadora? Acesse o SAP Business One disponibilizado pela Ramo e conheça todos os detalhes dessa tecnologia!

O que você procura?

Assine nossa newsletter