Blog

gestão de compras e estoque

Gestão de compras e estoque: como a tecnologia pode ajudar?

A gestão de compras e estoque de uma empresa se caracteriza como um dos pontos que necessitam de bastante atenção. Isso porque uma boa negociação faz toda a diferença para destacar uma organização de suas concorrentes, e gerar valor de mercado.

Nesse sentido, manter um equilíbrio entre a gestão de estoque e a gestão de compras pode ser um grande desafio para os gestores. Se você quer entender um pouco mais a fundo esse processo e como a tecnologia pode ajudar o seu negócio, continue a leitura e descubra!

Gestão de compras e estoque: como se relacionam?

Poucos gerentes sabem o quanto é importante manter essas duas atividades sincronizadas à medida que a organização opera. Através da operação unificada dessas duas potências, é possível obter produtos compatíveis com a capacidade de estoque.

É importante saber que essas duas frentes são interdependentes, uma vez que, se o time de compras não garantir insumos ou produtos, a produção ou as vendas serão afetadas, e que é imprescindível seguir essa lógica. Se a gestão de estoque falhar, pode não haver espaço físico para os materiais.

Tudo isso pode levar a grandes prejuízos para a empresa. Portanto, a gestão precisa unificar essas duas áreas, otimizar os recursos do negócio, garantir os resultados esperados entregues aos clientes e atingir as metas dentro da organização.

Pensando nisso, falaremos sobre como fazer uma fusão adequada das áreas de gestão de compras e estoque. 

Leia mais: 5 estratégias para melhorar o planejamento e controle de produção

Boa gestão de compras e estoque com um sistema ERP

Adotar soluções de tecnologia pode trazer muitos benefícios para um negócio. Ter um sistema de gestão é essencial para otimizar processos e reduzir a chance de erros de gestão de compras e estoque.

Aqui estão algumas dicas para melhorar a gestão: O ERP organiza as informações em um só lugar, coletando e processando dados.

Com base nessas informações, os gestores podem criar relatórios de produtividade para cada departamento e ter uma compreensão mais clara dos problemas da cadeia produtiva.

Ao implementar um sistema de gestão, fica mais fácil lidar com processos administrativos como gestão de contratos, gestão financeira e gestão de tecnologia da informação.

Saiba também: Como aumentar a produtividade e tornar a gestão mais eficiente com o ERP industrial na nuvem

 

Conheça o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas!

Agora que você já sabe como realizar a gestão de compras e estoque de uma empresa, e o quanto ter um ERP pode fazer diferença, conheça o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas

O SAP Business One é uma Plataforma de Gestão Integrada completa, personalizável e fácil de implementar. Com ferramentas inovadoras, o ERP permite a padronização completa da sua operação e facilita a gestão de departamentos, como: financeiro, contábil, logístico e compra e venda.

Com expertise de mercado e contando com uma tecnologia de última geração, a Ramo Sistemas ajuda a sua organização em todos os processos de implementação, configuração e sustentação da plataforma, oferecendo suporte completo.

Quer saber mais? Acesse nosso site agora mesmo e entre em contato com o nosso time!