Blog

O que é um sistema integrado e como ele ajuda a sua empresa

Desde o fim da era manual, os softwares dominaram o ambiente corporativo. Cada vez mais empresas se renderam à tecnologia e automatizaram atividades que antes demandavam tempo e recursos humanos.

Mas, de nada adianta um programa sozinho sem integração, pois ela é a responsável por unir todas as áreas da instituição e organizá-las para trabalharem juntas em prol de um objetivo em comum.

Por isso, no blog de hoje, responderemos a seguinte dúvida: o que é um sistema integrado e como ele ajuda a sua empresa. Confira!

Veja mais: Como o sistema de gestão da produção industrial promove redução de custos

O que é um sistema integrado e como ele ajuda a sua empresa

O que é um sistema integrado é um questionamento de muitos gestores que ainda não compreenderam a importância da união de áreas empresariais. O trabalho integrado gera maior produtividade, sinergia e ajuda na tomada de decisões.

O conceito de sistema integrado é um grupo de softwares que são usados pela empresa. Basicamente, essas soluções acompanham todos os processos de negócios e garantem uma visão holística para que os gestores saibam o que acontece em cada setor.

Os benefícios de possuir um sistema integrado são muitos, como: melhora na comunicação entre setores, redução de falhas, aumento da produtividade, monitoramento preciso das ações, redução de custos entre outros. Abaixo, vamos explicar melhor algumas vantagens:

Comunicação efetiva

Nos processos empresariais, a pergunta o que é um sistema integrado aparece quando os diversos setores não conversam entre si. Acontece casos de ociosidade, pois uma área espera que a outra termine um processo para dar andamento ao fluxo, e isso gera, além de um ambiente desconfortável, prejuízos financeiros para o negócio.

Ganho de produtividade

Se todos os setores sabem quais seus prazos, suas atividades e quais os impactos da não realização de suas ações para a empresa, um sistema integrado traz ganho de produtividade, pois consegue deixar claro todos os processo feitos ou não, e evitar que haja o efeito bola de neve com diversos imprevistos.

Controle da organização

O monitoramento de ações garante que as falhas encontradas durante o processo sejam sanadas antes de se tornarem reais prejuízos. Então, a integração permite que o monitoramento seja mais preciso em todas as áreas da empresa e também contribui para o entendimento do que é um sistema integrado.

Redução de gastos

Todos esses benefícios, além de responderem à questão o que é um sistema integrado, trazem redução de gastos quase que imediata, além do melhor aproveitamento do tempo por parte dos colaboradores que não precisam mais resolver atividades manualmente.

Saiba mais: Confira a importância do sistema ERP para planejamento e gestão de serviços

Experimente o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas!

O que é um sistema integrado? O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, intuitivo, integrado e responsivo. Fornece uma transformação digital completa para alavancar os seus processos e melhorar seus indicadores de desempenho.

Também trabalhamos com o SAP Business One Cloud, a melhor plataforma em nuvem do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo que esteja conectado à internet.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!