Blog

como gerenciar uma empresa de pequeno porte

Como gerenciar uma empresa de pequeno porte: conheça 4 dicas

Quem deseja ser dono de um negócio sabe que empresas de pequeno porte são ideais para quem está começando na vida no empreendedorismo. Porém, nem todos têm conhecimento de como gerenciar uma empresa de pequeno porte.

Um fator importante para empresas que possuem muitos setores e serviços é a contabilidade. Ela deve ser feita por um profissional da área contábil para que o negócio se mantenha saudável financeiramente. Quando o empreendedor assume diversas áreas, a empresa tende a declinar em resultados.

Um relatório do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade) mostrou que o índice do percentual da população adulta ocupada como empreendedor em 2021 foi de 30,4%.

Se você precisa de dicas para saber como gerenciar uma empresa de pequeno porte, separamos 4 especiais. Confira!

Saiba mais: Confira a importância do sistema ERP para planejamento e gestão de serviços

Como gerenciar uma empresa de pequeno porte: conheça 4 dicas

As dificuldades de iniciar um novo negócio aparecem para todos. Por isso, não se assuste com a burocracia e os obstáculos que chegarão. Aproveite para focar no aprendizado e no crescimento pessoal para, assim, poder investir com confiança na empresa.

Começou um novo negócio e não sabe para onde ir? Descubra como gerenciar uma empresa de pequeno porte com 4 dicas essenciais.

1- Formalize o negócio

Para pequenas empresas hoje, existe o MEI. Então, formalize o seu negócio com registro de CNPJ.

2- Invista em educação

Procurar por uma capacitação de como gerenciar uma empresa de pequeno porte ajuda a ingressar no mundo do empreendedorismo com mais segurança e assertividade. Busque desenvolver suas habilidades de administrador.

3- Invista em marketing

O Marketing é essencial para ajudar a sua pequena empresa a ganhar novos clientes. Separe um orçamento para investir nessa área e procure por profissionais qualificados. Isso ajuda na criação de autoridade para a marca, bem como maior visibilidade do seu negócio.

4- Faça um planejamento dos negócios

O erro da maioria dos empreendedores de pequenos negócios é achar que não se deve fazer um planejamento. Ele ajuda no processo de como gerenciar uma empresa de pequeno porte e a também manter o controle sobre o que acontece na instituição.

Leia ainda: 7 estratégias para melhorar o planejamento e gestão de serviços

Experimente o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas!

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, intuitivo, integrado e responsivo. Fornece uma transformação digital completa para alavancar os seus processos e melhorar seus indicadores de desempenho.

Busca por um sistema ERP na nuvem? Também trabalhamos com o SAP Business One Cloud, a melhor plataforma do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo que esteja conectado à internet.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!