Blog

indicadores de desempenho logístico

Como as metodologias ágeis podem melhorar indicadores de desempenho logístico?

Você sabe o que são as metodologias ágeis? Elas podem ser utilizadas com os indicadores de desempenho logístico para o planejamento e execução de projetos, como uma alternativa que possibilita entregas mais rápidas, garantindo a redução de custos em toda a cadeia de produção.

Vamos entender mais sobre como as metodologias ágeis podem melhorar indicadores de desempenho logístico? Continue acompanhando o conteúdo, a seguir!

Veja também: Como o sistema ERP na nuvem aumenta produtividade na sua empresa de serviços 

Você sabe o que são indicadores de desempenho logístico?

Quando falamos em indicadores de desempenho, em qualquer área que seja, estamos falando em KPIs, ou “Key Performance Indicator”, que em português significa “Indicador de Chave de Desempenho” – ou seja, indicadores que permitem acompanhar o desempenho empresarial.

Esse é um instrumento que ajuda, e muito, na gestão empresarial, funcionando por meio de ferramentas que qualificam processos do negócio de acordo com as demandas e metas da empresa, visando a melhoria de processos e a conquista de resultados mais sólidos, a médio e longo prazo.

Razões para contar com um sistema de indicadores de desempenho

No atual contexto competitivo do mercado, é extremamente importante ter o apoio de um sistema de KPIs, com métricas que organizam e melhoram os resultados de um time. Veja 5 razões pelas quais você precisa acompanhar os KPIs na sua empresa:

  • O KPI possibilita a identificação de padrões ao longo do tempo;
  • Ajuda no planejamento de mudanças, visando oportunidades;
  • Identifica gargalos na equipe e mostra os ajustes necessários;
  • Resolve problemas rapidamente e gera um controle maior dos processos;
  • Com os KPIs é possível monitorar a saúde de um negócio.

Leia mais: 5 estratégias para melhorar o planejamento e controle de produção

Como as metodologias ágeis podem melhorar indicadores de desempenho logístico?

As metodologias ágeis são originárias da área de TI, e se tratam de ferramentas que ajudam as empresas a desenvolver novos modelos de negócios e soluções para garantir mais eficiência e competitividade. Na logística, elas são utilizadas para o planejamento e execução de projetos, garantindo entregas mais rápidas e a redução de custos.

As metodologias ágeis podem funcionar por meio de equipes multidisciplinares, por exemplo, que trabalham de forma colaborativa e humanizada, permitindo erros e quebrando barreiras entre áreas – o que facilita e acelera, consideravelmente, os processos dentro de um negócio. 

Essas equipes fogem de um molde mais antigo de negócio, em que uma área precisava desempenhar e concluir certa tarefa para que outra área começasse seu trabalho. Com a transformação digital, esses processos foram acelerados e os profissionais envolvidos em um projeto precisam ter conhecimento de todas as frentes para agirem de forma mais assertiva.

As metodologias ágeis possibilitam a velocidade de mudanças. A utilização correta de dados, como Big Data e ferramentas como Analytics e Inteligência Artificial, complementam as metodologias ágeis e ajudam as empresas a entenderem mais sobre as necessidades de cada cliente e apresentarem soluções eficazes de maneira mais rápida.

Você pode se interessar: Transformação Digital: o sistema ERP como núcleo da estratégia digital

Conte com a Ramo Sistemas!

A Ramo Sistemas fornece toda a segurança que a sua empresa precisa para implementar um sistema ERP e uma gestão logística inteligente.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.

Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!