Blog

gerenciamento financeiro empresarial

5 boas práticas de gerenciamento financeiro empresarial

O gerenciamento financeiro empresarial é parte de uma gestão eficiente que visa o bom funcionamento da área de finanças e o crescimento do negócio. Para que ele aconteça, é necessário implementar diversas estratégias.

De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, o número de brasileiro entre 18 e 64 anos de idade que possuíam seu próprio negócio ou tentaram abri-lo foi de 43 milhões em 2021. Essa estimativa revela o quão importante é saber administrar a empresa para mantê-la em ordem e para sobreviver ao mercado competitivo.

Algumas boas práticas são mais conhecidas que as outras, mas a dificuldade de controle de dinheiro pode acontecer mesmo com o longo entendimento dessas ações. Por isso, separamos 5 dicas para aprofundar os conhecimentos sobre gerenciamento financeiro empresarial. Acompanhe!

Veja mais: Como o sistema de gestão da produção industrial promove redução de custos

5 boas práticas de gerenciamento financeiro empresarial

A realização correta das boas práticas de gerenciamento financeiro empresarial ajuda a organizar com mais facilidade os processos da instituição, bem como o planejamento a longo prazo e também a análise das contas.

Abaixo, conheça ações essenciais para um controle financeiro eficaz:

1- Faça o controle do caixa

O controle de quanto entra e quanto sai na empresa é a famosa gestão do caixa que é importantíssima para o gerenciamento financeiro da empresa. Com ela, é possível saber o lucro do negócio, além de conhecer as despesas e saber quais podem ser cortadas ou reduzidas.

2- Registre todas as operações financeiras

Ter o pleno conhecimento de todas as operações financeiras da empresa ajuda na tomada de decisões e também no planejamento de novas estratégias para impulsionar o crescimento do negócio.

3- Separe os gastos pessoais dos gastos empresariais

Essa dica parece muito simples, mas em empresas que possuem muitos sócios, é comum gastos pessoais serem contabilizados juntamente com os gastos empresariais. Essa prática prejudica os lucros, pois a vida particular não pode se misturar com o empreendedorismo.

4- Crie um fundo de reserva

Um gasto inesperado aconteceu. O que fazer? Pegar o dinheiro da reserva. Se a sua empresa não possui, uma série de falhas processuais e financeiras acontecem por conta de um imprevisto.

5- Realize uma gestão digital

A tecnologia de um ERP ajuda na rotina financeira. Os gastos são contabilizados a partir de uma automação, além de outras funções que fazem parte de um gerenciamento financeiro empresarial potente.

Saiba mais: Confira a importância do sistema ERP para planejamento e gestão de serviços

Experimente o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas!

O que é um sistema integrado? O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, intuitivo, integrado e responsivo. Fornece uma transformação digital completa para alavancar os seus processos e melhorar seus indicadores de desempenho.

Também trabalhamos com o SAP Business One Cloud, a melhor plataforma em nuvem do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo que esteja conectado à internet.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!