Blog

como gerenciar o financeiro de uma empresa

Como gerenciar o financeiro de uma empresa? 5 Coisas que ninguém te falou

Saber como gerenciar o financeiro de uma empresa vai muito além do domínio de conhecimentos técnicos de finanças. Afinal de contas, é preciso contar com o auxílio de inovações tecnológicas, profissionais capacitados e competentes e, além disso, desenvolver soft skills que fazem toda a diferença para o crescimento do seu negócio.

No artigo de hoje, separamos 5 dicas de como gerenciar o financeiro de uma empresa que vai te ajudar a expandir a sua organização. Acompanhe a leitura!

Você pode gostar: Quais as vantagens de um sistema de gestão de estoque?

Como gerenciar o financeiro de uma empresa? 5 Coisas que ninguém te falou

1 – Separe as finanças pessoais das finanças do negócio

Este é o primeiro para saber como gerenciar o financeiro de uma empresa com eficácia. Embora pareça algo óbvio, é bem comum que alguns empreendedores acabem “misturando” as contas pessoais com as do negócio – e, em pouco tempo, isso pode virar uma verdadeira bola de neve!

Isso porque nem todo dinheiro presente no caixa é, de fato, um lucro. Por esse motivo, o ideal é estabelecer um valor fixo pró-labore e separar as contas, para não correr riscos de gastar mais do que devia e comprometer o seu negócio.

Saiba mais aqui: A importância do ERP para pequenas empresas

2 – Se familiarize com conceitos e termos técnicos

Para aprender como gerenciar o financeiro de uma empresa, você vai precisar entender um pouco mais sobre contabilidade e administração. Isso significa aprender alguns termos técnicos que vão aparecer com certa frequência, entre eles:

  • Faturamento: valores arrecadados por meio da comercialização de produtos ou serviços da empresa;
  • Contas a receber: capital que os clientes devem à empresa;
  • Contas a pagar: capital que a empresa deve aos fornecedores;
  • Ativos: tudo o que a empresa possui. Incluindo ativos tangíveis (equipamentos) e intangíveis (patentes, valor da marca, etc.);
  • Passivos: dívidas que a empresa deve liquidar a curto prazo;
  • Despesas fixas: contas que não são afetadas com o volume de vendas;
  • Despesas variáveis: contas que são afetadas com o volume de vendas;
  • Investimento: valor usado com a expectativa de gerar maiores lucros;
  • Fluxo de caixa: ferramenta de acompanhamento financeiro da empresa;
  • Capital de giro: valor necessário para movimentar a empresa.

Esses são apenas alguns dos termos mais usados. Caso você queira aprender ainda mais como gerenciar o financeiro de uma empresa, vale a pena estudar um pouco mais sobre cada um deles!

Acompanhe no blog: SAP Business One: a melhor ferramenta para as distribuidoras

3 – Faça um bom planejamento financeiro

O planejamento é essencial para saber como gerenciar o financeiro de uma empresa com eficácia. Afinal de contas, é preciso prever possíveis demandas, riscos e outros fatores que influenciam na rentabilidade do seu negócio, como forma de tomar decisões estratégicas.

Inclusive, é comum que o planejamento financeiro apareça em conjunto com o plano de negócio do seu empreendimento, sendo uma das etapas mais importantes para a concretização da sua ideia.

Conheça soluções de planejamento: Como eliminar gargalos de produção no seu negócio?

4 – Foque na otimização dos recursos financeiros

Quem busca aprender como gerenciar o financeiro de uma empresa provavelmente já se deparou com a palavra otimização. Até porque, o objetivo desse processo é justamente diminuir gastos e aumentar os lucros, o que é bastante positivo para os empreendimentos.

Por isso, vale a pena planejar algumas ações de otimização, como investimento em tecnologia, mão-de-obra qualificada, entre outros aspectos.

Gestão financeira no e-commerce: Como fazer controle de estoque de forma efetiva no seu e-commerce?

5 – Use uma ferramenta adequada

Não é segredo para ninguém que uma boa ferramenta tecnológica ajuda no gerenciamento financeiro das empresas. Entretanto, é preciso escolher o sistema certo, que renderá bons frutos para o seu negócio.

A boa notícia é que a Ramo Sistemas conta com diversos recursos tecnológicos adaptados para a gestão do seu empreendimento, como é o caso do SAP Business One. Entre em contato agora mesmo com a gente e saiba como gerenciar o financeiro de uma empresa com as nossas plataformas!

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.