Blog

sistema de gestão de estoque

Quais as vantagens de um sistema de gestão de estoque?

O sistema de gestão de estoque é capaz de assegurar um bom planejamento logístico e de armazenamento, contribuindo positivamente para o controle dos produtos e mercadorias da organização e a rentabilidade do negócio. Por esse motivo, muitas empresas buscam por tecnologias eficazes para garantir a funcionalidade das operações.

Além do mais, com um sistema de gestão de estoque, os gestores conseguem acompanhar as demandas e ter maior previsibilidade de quando é preciso repor algum item, ou mesmo ter uma média de consumo, para compra de matéria-prima.

Ou seja, o sistema de gestão de estoque tornou-se indispensável para os empreendimentos que desejam maior controle e assertividade nas suas ações. Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre essa tecnologia e quais suas vantagens. Acompanhe a leitura!

Para você se informar: Sistema integrado de gestão: como migrar para o ERP em nuvem?

Mas, o que é um sistema de gestão de estoque?

De maneira resumida, um sistema de gestão de estoque nada mais é que uma tecnologia de monitoramento de todo o fluxo de produção de uma empresa, desde a primeira matéria-prima até a venda do produto finalizado ao cliente. Com isso, é possível integrar o setor de produção com o de vendas, de modo simples e rápido.

Hoje em dia, os sistemas de gestão de estoque são personalizáveis conforme as necessidades da organização. Dessa maneira, você terá maior controle dos seus produtos, além de indicadores de performance, venda, entre outros.

Confira nosso artigo exclusivo: Uso de tecnologia na gestão das pequenas e médias empresas

E quais são as vantagens do sistema de gestão de estoque?

Como vimos, o sistema de gestão de estoque oferece muito mais controle e previsibilidade aos gestores. Além do mais, essa tecnologia promove a integração dos setores, especialmente o de produção e vendas, tornando os processos mais uniformes e uníssonos. Como consequência, temos maior sincronicidade nas atividades da empresa.

Outra vantagem do sistema de gestão de estoque é a sua capacidade de análise de custos. Por meio dos indicadores e métricas, os gestores conseguem ter uma noção maior dos gastos em cada um dos setores, bem como dos ganhos. Assim, a tomada de decisões é mais assertiva e orientada.

Vale dizer que o sistema de gestão de estoque permite a avaliação de possíveis gargalos na produção e, com isso, o planejamento de atitudes para evitar o desperdício de matéria-prima ou demais gastos desnecessários.

Leia também: Como melhorar a gestão de vendas e marketing nas PMEs de serviços

Como escolher um software de gestão de estoque?

Para escolher o melhor sistema de gestão de estoque, você precisa avaliar as necessidades da sua empresa, para encontrar uma tecnologia capaz de atender às suas demandas internas.

Uma novidade é que você pode contar com o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas. Com esse software, você tem controle total da produção e venda de mercadorias, além de acompanhar métricas de desempenho dos setores e indicadores de custos, ganhos e rentabilidade.

O SAP Business One é um sistema de gestão de estoque que te ajuda a ver, monitorar e pensar sobre as futuras ações na sua organização, tornando os processos de produção e vendas direcionados e melhores. Como consequência, você perceberá um grande ganho na sua empresa!

Quer conhecer mais sobre o sistema de gestão de estoque SAP Business One? Então, entre em contato com a gente e saiba todos os benefícios que a Ramo Sistemas pode te oferecer!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!