Realizar o planejamento e controle de produção é fundamental para qualquer empresa. Isso porque os dados do chamado PCP, que tem como principal objetivo controlar o fluxo produtivo, servem como uma importante ferramenta de suporte para a tomada de decisão.
O planejamento e controle de produção é responsável pela definição de todos os recursos e funções operacionais. Entre os processos contemplados, estão planejamento, programação e controle.
Quer saber como implementar a estratégia de forma mais transparente e eficaz em seu negócio? Então, confira o nosso post!
Quais as etapas do planejamento e controle de produção?
Como dissemos, são basicamente três passos para implementação do PCP.
Planejamento: o que será produzido e com quais recursos;
Programação: definição dos recursos destinados e sequência do fluxo produtivo;
Controle: monitoramento dos processos produtivos e correção de desvios.
Na prática, o PCP envolve todas essas etapas relacionadas, por exemplo, à entrada de produtos, saída de pedidos, gerenciamento de estoque e localização de mercadorias. Desse modo, a gestão pode guiar as ações de forma mais ágil e organizada.
Inclusive, para que o planejamento e controle de produção seja realmente assertivo e eficiente, é necessário estruturar as etapas da produção de acordo com:
- Previsão da demanda;
- Planejamento da capacidade de produção;
- Planejamento mestre e agregado da produção;
- Programação detalhada da produção;
- Controle de produção;
- Setores envolvidos;
- Ferramentas de suporte.
Assim, é possível criar um fluxo de trabalho produtivo visando melhores resultados. Ou seja, um planejamento e controle de produção bem estruturado permite o aumento da eficiência, a redução de custos, a minimização de desperdícios e de gargalos.
Saiba mais: Planejamento de estoque: como calcular e reduzir o custo de armazenagem?
Como fazer um planejamento e controle de produção eficiente?
Uma das principais vantagens do planejamento e controle de produção é o conhecimento de todos os recursos operacionais necessários aos processos e sua utilização.
Para que as atividades necessárias ao PCP ocorram de forma eficiente, otimizada e menos suscetível a falhas humanas, é necessário integrar áreas e contar com recursos tecnológicos que facilitem o dia a dia.
Para isso, é importante adotar sistema de gestão empresarial integrada para auxiliar as empresas. Confira as funcionalidades que colaboram para o desenvolvimento do PCP:
- Gestão de estoque e depósito: permite o gerenciamento a partir de vários modelos de custos, dados mestres de itens e diversas unidades de medidas e preços.
- Gestão de localização no depósito: gerenciamento de vários depósitos, dividindo cada um em diversas subzonas, além de estabelecimento de regras de alocação, otimização do movimento de estoque e redução do tempo de seleção.
- Controle de entrada e saída de mercadorias: registro de fluxo, monitoramento de locais e transferências de estoque, ativação de remessa e execução de inventários de estoque e rotativos.
- Planejamento de produção e material: criação e monitoramento de listas de materiais de vários níveis, emissão e liberação de ordens de produção manualmente ou por confirmação, e manutenção dos preços de listas de materiais globalmente.
- Relatórios: geração de relatórios eficientes com dados em tempo real e visualização em vários formatos ou painéis.
Conheça o SAP Business One
O SAP Business One, sistema disponibilizado pela Ramo Sistemas, permite que as pequenas e médias empresas tenham acesso a dados de entrada e saída de pedidos, estoque e localizações de itens com precisão absoluta.
Além disso, é possível otimizar os estoques usando por exemplo:
- Custos padrão.
- Média de movimentação:
- FIFO (sistema usado para organizar estoques em armazéns);
- Entre outros métodos.
Todos estes processos ajudam a monitorar os níveis de estoque e acompanhar transferências em tempo real. É possível ainda aplicar descontos por volume ou por clientes e executar relatórios que revelam seus impactos.
A tecnologia, totalmente escalável, flexível e integrada, tem outras funcionalidades como:
- Gestão financeira;
- Vendas;
- Relacionamento com o cliente;
- Controle de aquisições e estoque;
- Inteligência comercial;
- Análises e relatórios.
Quer saber mais sobre o SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas? Então, entre em contato com um de nosso consultores!