O setor de serviços profissionais tem diversas particularidades que tornam a gestão estratégica mais complexa. Isso acontece tanto na organização interna do negócio quanto no relacionamento com o cliente.
A seguir, conheça as características desse segmento e os principais desafios que são difíceis de superar sem uma gestão estratégica eficiente.
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6 desafios da gestão estratégica na prestação de serviços
O setor de serviços apresenta grande crescimento no Brasil. Segundo dados do IBGE, havia 1,3 milhão de empresas do segmento no país em 2017.
No entanto, há muitos desafios relacionados à operação. O que exige soluções específicas para melhorar o gerenciamento da companhia e obter melhores resultados. Entenda as maiores dificuldades da área!
1. Experiência do cliente
Na prestação de serviços profissionais, muitas vezes, a experiência do cliente é tratada como uma questão secundária. Assim, o atendimento fica voltado apenas à realização das atividades contratadas.
No longo prazo, esse aspecto se torna crítico se o profissional não desenvolver uma estratégia de relacionamento sólida focada na retenção de clientes.
2. Prospecção
A prospecção de clientes também pode ser identificada como uma preocupação para empresas de serviços. Isso porque exige uma série de ações de relacionamento para atrair novos consumidores.
Para superar esses desafios, é recomendada a implantação de soluções, como um CRM (Sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente). A ferramenta permite automatizar etapas da prospecção, buscando perfis mais alinhados ao público-alvo.
3. Proposta de valor
Outro desafio associado ao relacionamento com o cliente é a transmissão da proposta de valor do negócio. Ou seja, a dificuldade é mostrar ao público como o seu serviço contribui para solucionar as dores e problemas do consumidor.
Ao agregar valor à experiência, o prestador de serviço garante que a solução não apenas atende a uma necessidade específica. Assim o produto ou serviço acaba valorizado e visto como importante pelo cliente.
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4. Definição do valor do serviço
Na área de serviços, a precificação é mais difícil do que no setor produtivo e faz parte de uma gestão estratégica adequada. Afinal, o profissional deve ter clareza de todos os custos relacionados à operação e o valor agregado para definir o quanto cobrar.
Uma forma de auxiliar o prestador de serviços é utilizar sistemas que integrem as diferentes áreas. Até porque a plataforma indica os gastos para que cada departamento funcione.
5. Identificar e superar gargalos
A identificação de gargalos é mais complexa no setor de serviços. Isso se deve porque, quando existem problemas no processo, a solução continua a ser oferecida, mas com prejuízo da qualidade, organização ou eficiência.
Dessa forma, para visualizar e superar gargalos, é indispensável contar com um recurso tecnológico que integre todos os processos internos.
6. Gestão financeira
O setor contábil e financeiro apresenta-se como um dos mais desafiadores para uma gestão estratégica eficiente. A automação desses processos é fundamental para que nenhuma etapa contábil seja comprometida e o controle financeiro seja eficiente.
São diversos processos que devem funcionar corretamente para o sucesso financeiro da empresa, como:
- Emissão e armazenamento de notas fiscais;
- Pagamento de fornecedores;
- Reposição de insumos;
- Cobranças de clientes, entre outros.
Quais os benefícios de investir em um ERP no setor de serviços profissionais?
Para melhorar a gestão estratégica, o sistema de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) é uma solução recomendada para todos os segmentos.
A solução permite a integração entre os departamentos, centralizando as informações e os processos. O que facilita a administração pelos gestores.
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O SAP Business One é um ERP voltado para empresas de serviços e negócios em expansão. Presente em mais de 170 países, o sistema, disponibilizado pela Ramo Sistemas, oferece:
- Praticidade e eficiência na gestão estratégica de negócios;
- Agilidade e facilidade na administração financeira;
- Otimização dos processos de relacionamento e experiência do cliente.
Dessa forma, o SAP Business One contribui na solução dos principais desafios do setor de serviços profissionais. Uma vez que proporciona uma gestão estratégica, centralizada e integrada, com inteligência de negócios.
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