Blog

vantagens do ERP

7 principais vantagens do ERP para empresas de serviços

As empresas que prestam serviços realizam inúmeras atividades diárias. Se essas forem integradas, se torna mais fácil promover a satisfação do cliente e o aumento na lucratividade. Neste aspecto, as vantagens do ERP podem auxiliar de forma significativa na competitividade dos negócios.

Afinal, gerenciar diversas tarefas ao mesmo tempo é um tanto complexo e desafiador. Portanto, é essencial criar mecanismos para tornar o cotidiano mais simples, eficiente e assertivo.

Neste sentido, o ERP é uma ótima solução, pois se trata de um sistema de gestão que integra as áreas de uma empresa em um único software. O que permite que todos os gestores e colaboradores tenham acesso as informações em tempo real.

Na prestação de serviços, o recurso pode fazer toda a diferença, pois traz mais agilidade e segurança. Ou seja, duas características essenciais para quem trabalha diretamente com os clientes e visa oferecer uma boa experiência.

Leia também: Como melhorar a eficiência empresarial no setor de serviços com um sistema ERP?

7 vantagens do ERP para o seu negócio

As vantagens do ERP para a área de serviços são muitas e os resultados são comprovados por pesquisas. Um estudo do IDG Research Services, com 300 negócios de médio porte dos Estados Unidos e Europa, concluiu que as organizações que utilizam o sistema no dia a dia cresceram 35% mais rápido.

Veja agora os benefícios de implementar a solução em sua empresa:

1. Gestão unificada

Com o uso de um ERP, os gestores conseguem integrar dados de todos os setores, possibilitando o acompanhamento das atividades e o levantamento dos resultados alcançados, tanto em nível individual quanto coletivo.

Além disso, todos os colaboradores utilizam o mesmo sistema. O que cria uma padronização importante no cotidiano empresarial.

Leia também: 5 desafios da gestão de pequenas empresas do setor de serviços

2. Redução de falhas humanas

Quando uma empresa que presta serviços utiliza planilhas ou sistemas isolados para cada área, as chances de ocorrerem falhas humanas são grandes. Isso compromete todos os setores. Já, com o sistema de gestão integrada, isso não ocorre, pois todos os dados da empresa são inseridos em um mesmo ambiente.

3. Otimização do planejamento

Entre as vantagens do ERP, estão a otimização do planejamento, já que a solução oferece funcionalidades de gestão financeira, estoque, compras e vendas. Assim, o processo de planejamento se torna mais simples e, consequentemente, as tomadas de decisões são mais assertivas.

4. Melhora o relacionamento com clientes

As empresas de prestação de serviços precisam manter os clientes satisfeitos não somente no fechamento do negócio, mas ao longo de toda a vigência do contrato. Para que os gestores mantenham o foco nesse objetivo, é preciso que invistam em soluções que tornem a rotina simplificada, como é o caso do ERP.

Com o sistema, as tarefas manuais e repetitivas são realizadas rapidamente, proporcionando mais tempo para planejar estratégias que encantem e fidelizem.

5. Redução de custos

Uma das principais vantagens do ERP é a redução de custos. Isso ocorre pela minimização do desperdício de materiais, eliminação de falhas e retrabalhos, entre outros aspectos. Além disso, há uma certeza maior no cálculo de impostos, o que reduz gastos de operação.

Saiba mais: Conheça os principais indicadores de performance do setor de serviços

6. Eleva a produtividade

Quando uma empresa investe em um ERP, automaticamente, há um aumento na produtividade. Isso porque os processos se tornam mais organizados e as atividades rotineiras são automatizadas.

Desse modo, cada colaborador ou gestor sabe o que precisa fazer e qual a melhor forma de realizar as tarefas para atingir melhores resultados.

7. Geração de relatórios de desempenho

Acompanhar o desempenho do negócio periodicamente é essencial para analisar o cumprimento de metas e o que deve ser feito para torná-lo cada vez melhor. Entre as vantagens do ERP, estão a geração de relatórios completos com uma grande quantidade de dados.

Assim, é possível ter um panorama geral da empresa durante períodos preestabelecidos, identificar gargalos e promover mudanças na empresa.

Conheça o melhor sistema ERP para sua empresa

O SAP Business One é um sistema ERP disponibilizado pela Ramo Sistemas, que traz funcionalidades específicas para o setor de serviços. Dessa forma, a solução proporciona mais facilidade gerencial e otimiza as atividades diárias.

Quer melhorar a operação do seu negócio? Então, entre em contato com um de nossos consultores e conheça todas as funcionalidades do nosso sistema de gestão!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!