Com a transformação digital, que vem crescendo nos últimos anos, as empresas também vêm se tornando mais competitivas, emplacando ações cada vez mais estratégicas para acelerar os processos internos e sair na frente de suas concorrentes. Nesse cenário, como gerenciar uma empresa familiar? Falaremos mais sobre esse assunto, a seguir.
Você pode gostar: Quais as vantagens de um sistema de gestão de estoque?
Como gerenciar uma empresa familiar de forma efetiva?
Clareza, controle financeiro, planejamento e outras ações podem fazer a diferença na hora de gerenciar uma empresa familiar. Siga a leitura e confira algumas dicas que separamos para você.
1. Clareza
Muitas vezes, por se tratar de uma empresa familiar, os gestores acreditam que não precisam definir regras, e que podem realizar as atividades de maneira que acreditarem ser mais adequada.
No entanto, é de extrema importância que os gestores definam horários, concessão de férias e justificação de ausência, sem dar privilégios para alguns. A família precisa estar comprometida com os acordos do negócio e ser justa com todos os profissionais internos.
Além disso, é necessário que o código de ética e o regimento interno sejam seguidos por todo o time, como garantia de ordem dentro da empresa e de cumprimento às regras de compliance. Todos precisam estar alinhados à governança corporativa, levando em conta a visão, a missão e os valores da organização.
Saiba mais aqui: A importância do ERP para pequenas empresas
2. Controle financeiro
O controle de entradas e saídas da empresa é fundamental para qualquer organização. Gestores de sucesso sabem que não podem misturar contas pessoais com as da empresa e que, muitas vezes, precisam contratar especialistas para conduzirem as atividades financeiras do negócio.
Destacamos algumas medidas importantes quando o assunto é a saúde financeira em negócios de todos os portes e setores.
- Fazer o fluxo de caixa corretamente;
- Cumprir as obrigações tributárias;
- Manter a escrituração contábil em dia;
- Estipular orçamento para setores e projetos;
- Conhecer todos os custos, despesas e receitas.
3. Planejamento a longo prazo
Quem tem um negócio familiar, sabe que é preciso pensar a curto, médio e longo prazo. A longevidade e lucratividade do negócio necessitam de um processo muito bem estruturado para que as próximas gerações consigam assumir seus cargos sem maiores dificuldades.
A condução de projetos, negociações e operações precisam seguir uma linha de raciocínio condizente com a governança corporativa. Gerenciar uma empresa familiar é trabalhoso, mas pode ser bastante interessante e trazer grandes benefícios.
Acompanhe no blog: SAP Business One: a melhor ferramenta para as distribuidoras
Conte com a tecnologia: conheça o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas!
Agora que você já sabe como gerenciar uma empresa familiar, saiba como implementar a melhor ferramenta do mercado para te ajudar nessa tarefa!
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.
Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!