Como calcular o estoque médio? Gestores sabem que precisam acompanhar o nível de seus estoques à risca para diminuir as possibilidades de falhas e problemas financeiros a longo prazo. Um dos indicadores de estoque que mais precisa ser acompanhado de perto é o Estoque Médio.
Para que não haja problemas de entendimento com as diversas aplicações e formas de cálculo, é necessário entender o que é Estoque Médio, como ele funciona, na prática, e suas principais aplicações nas empresas. No artigo de hoje, separamos algumas dicas. Confira!
Conheça soluções de planejamento: Como eliminar gargalos de produção no seu negócio?
Como calcular o estoque médio? Detalhes importantes e pontos de atenção fundamentais
Todo mundo quer ver o seu próprio negócio crescer de forma rápida e contínua. No entanto, muitos gestores pulam algumas etapas fundamentais para construir processos consistentes, que garantam a saúde financeira da organização.
A gestão da cadeia de produtos é um dos pontos mais essenciais na distribuição e o volume de estoque é o elemento que determina a diferença entre o tempo de entrega dos fornecedores e o compromisso com a remessa para o cliente.
Ou seja, se a entrega da sua loja está prometida para 3-5 dias, mas seus fornecedores levam de 15 a 30 dias para trazer os suprimentos até o seu negócio, é necessário ter estoque suficiente para cobrir essa lacuna.
Nesse sentido, quais outros pontos de atenção precisam ser levados em consideração para que o seu negócio não sofra com divergências nos níveis de estoque médio? Trouxemos algumas dicas importantes, a seguir.
Você pode gostar: Quais as vantagens de um sistema de gestão de estoque?
Planejamento
Em primeiro lugar, é necessário ter um planejamento do estoque médio da sua empresa. Esse controle deve contemplar a estrutura, localização, volume de compras e vendas e o quanto o local pode armazenar produtos.
Quantidades
Cada produto da sua loja precisa ser categorizado de acordo com o segmento, modelo, cor, tamanho, formas, entre outras características e é preciso que o estoque médio contemple um certo número de cada modelo, para poder atender a vários tipos de pedidos, sem atrasos.
Conhecimento
É necessário que seu time faça pesquisas de lojas do mesmo segmento que o da sua empresa, veja quais são os produtos mais vendidos, qual é o “carro chefe”, entre outros dados para que você possa criar um estoque que vá de encontro com as demandas da sua área de atuação.
Saiba mais aqui: A importância do ERP para pequenas empresas
Conheça o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas!
Agora que você já sabe como calcular o estoque médio, saiba como implementar a melhor ferramenta do mercado para te ajudar nessa tarefa!
A Ramo Sistemas fornece toda a segurança que a sua empresa precisa para implementar um sistema ERP e uma gestão para um controle de estoque médio efetivo.
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.
Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!