Uma empresa que perde é uma empresa que não lucra. Sendo assim, se torna impossível sobreviver ao mercado competitivo. Por isso, a prevenção de perdas é um dos tópicos que necessita de atenção no planejamento estratégico organizacional.
Para corroborar com a importância dessa prática, a Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro: Resultados 2021 apresentou uma queda pequena no índice médio de perdas no varejo em relação a 2020: de 1,33% para 1,21%. As empresas que participaram do levantamento são dos segmentos de perfumarias, drogarias, atacados, atacarejos e magazines regionais do varejo.
Falando em varejo, em 2021, ele teve perda de mais de R$ 24 bilhões. Tais prejuízos financeiros impedem as organizações de crescerem. Por isso, vamos entender a fundo sobre esse assunto para, justamente, não causar danos à contabilidade.
Leia mais: Conheça todos os pontos essenciais para implantação de um ERP
O que é prevenção de perdas?
Como dito acima, a prevenção de perdas traz consequências desastrosas para os negócios. Dessa forma, ações que preservam a margem de lucro devem ser tomadas para que não haja nem falhas humanas nem desperdícios. As falhas manuais entram como erros administrativos, furtos internos e externos, além da quebra operacional.
O impacto da prevenção de perdas traz benefícios como: aumento do faturamento e da produtividade, possibilidade de maiores investimentos, melhora no atendimento e na experiência de compra.
Confira: Qual a importância da gestão de cadeia de suprimentos?
Como realizar a prevenção de perdas?
Ao realizar a prevenção de perdas, é importante ter em mente que não há uma única maneira de execução, pois a prática se relaciona com um conjunto de ações empresariais. A primeira e mais conhecida etapa é a investigação dos extravios, atrasos e roubos. O ato de buscar pode ser demorado, mas é necessário para que as devidas atitudes sejam tomadas.
Planejar medidas de prevenção entram como segundo passo e, com elas, algumas dicas úteis como utilizar o monitoramento e suas tecnologias para evitar desastres. Além de câmeras, é possível contar com geolocalização para cargas, inteligência artificial para empresas e automação para assegurar o fluxo de estoque.
Pensando nisso, a gestão de estoque com um ERP eficiente padroniza a entrada e saída de mercadorias, garantindo a segurança dos itens e prevenindo perdas. Já na parte que remete ao trabalho profissional, procure contratar colaboradores qualificados com um processo de recrutamento e seleção baseado na experiência para o cargo e na rigidez da postura ética no trabalho.
Saiba também: SAP Business One: solução completa e personalizável
Experimente o SAP Business One, oferecido pela Ramo!
A Ramo fornece toda a segurança que a sua empresa precisa para implementar um sistema ERP e uma gestão de operações inteligente dentro das distribuidoras.
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.
Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!