Durante os processos da cadeia de gestão de suprimentos, os serviços de logística abrangem um importante setor que deve passar por atualizações e ser olhado com calma para demandar excelência e qualidade. Hoje, os consumidores desejam tudo às pressas, e o planejamento logístico se tornou uma peça fundamental para que as empresas atendam às necessidades dos clientes no tempo estimado.
O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística mostrou que 92% dos entrevistados possuem gestão de armazenagem, enquanto apenas 38% possuem um sistema de gestão, como um ERP, para esse setor da empresa.
Implementar ações direcionadas para o planejamento logístico permite o aprimoramento dos procedimentos de desempenho logístico a fim de garantir que o cliente receberá o que pediu com segurança e totalmente dentro do prazo estipulado.
No blog de hoje, compreenda melhor como funciona o planejamento logístico.
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Como funciona o planejamento logístico?
Basicamente, planejar a logística é formular as estratégias que serão usadas para otimizar todos os processos, desde a armazenagem até o transporte. Tudo isso para que a organização melhore a competitividade frente ao mercado competitivo e traga mais resultados que visem o crescimento.
O planejamento logístico pode ser definido em três esferas principais: estratégico, tático e operacional. O primeiro se refere ao longo prazo, o segundo em ações setoriais específicas e o terceiro em gerar informações a partir dos resultados para que haja uma análise crítica.
As vantagens de desenvolver essa estruturação são: redução de custos, otimização dos processos, melhoria da eficiência operacional, fidelização dos clientes e competitividade no mercado. Mas, para que haja tantos benefícios assim, alguns erros devem ser evitados:
Não obter um software para ajudar na gestão da logística
Um planejamento logístico não pode ser feito com precisão sem o auxílio da tecnologia. Dessa forma, todo o controle empresarial estará descentralizado, gerando perda de informações e gargalos no processo.
Não capacitar os colaboradores
A competitividade do mercado só acontece quando a instituição investe em especialistas. Promova conversas, workshops e cursos para que os profissionais desenvolvam novas habilidades.
Não mensurar os resultados
De que adianta investir nos outros dois pontos e não analisar o que deu certo, o que deu errado para que as devidas soluções sejam tomadas? Essa prática beneficia todo o negócio, pois traz, além de aprendizados, áreas a serem melhoradas e dados sobre onde os investimentos estão rendendo.
A avaliação é responsável por trazer um planejamento logístico mais preciso. Ao saber quais as reais necessidades da organização, é possível montar um preparo focado na resolução desses problemas.
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