Blog

sistema erp

Como garantir previsibilidade financeira com dados do seu sistema ERP?

Muitas vezes, a adoção de um sistema ERP é motivada pela integração entre áreas e automação de processos. Mas outro benefício da tecnologia é gerar previsibilidade financeira.

A previsão de receitas é fruto de uma visão estratégica eficiente. Assim, permite que o gestor projete o desempenho financeiro do negócio nos meses seguintes. Isso garante melhor controle orçamentário e maturidade operacional.

Esse tipo de capacidade gerencial é fundamental para os gestores. Afinal, a partir dessas informações estimadas, é possível:

  • Definir investimentos mais acertados;
  • Manter as contas positivas em sazonalidades;
  • Planejar o crescimento sustentável das operações.

A seguir, saiba como estruturar o setor financeiro para alcançar a previsibilidade e como o sistema ERP ajuda nesse processo.

Leia também: Gestão estratégica: conheça os principais desafios do setor de serviços profissionais

Como obter previsibilidade da receita?

Devido aos benefícios da previsibilidade financeira, muitos gestores querem estruturar o setor contábil e financeiro. Os passos abaixo são fundamentais para que essa iniciativa tenha sucesso. Confira!

1. Planejamento orçamentário

Esta etapa envolve conhecer e definir os números relacionados ao negócio, como:

  • Quantidade de vendas almejada;
  • Custos necessários para prestação do serviço;
  • Despesas mensais para operação do negócio.

Esses indicadores revelam o valor mínimo necessário para funcionamento da empresa e o número de serviços prestados para alcançá-lo. As vendas que passarem dessa quantia representam lucro e capacidade de investimento.

Saiba mais: Gestão de pequenas empresas: por onde começar no setor de serviços?

2. Acompanhamento orçamentário

Uma vez que você definiu os números base no seu planejamento, é preciso acompanhar o orçamento detalhadamente. Isso inclui a avaliação dos gastos com pessoas, insumos, ferramentas, logística e outros.

Para realizar esse acompanhamento, a empresa precisa definir e monitorar indicadores de desempenho. Estes índices revelam a adequação da prática ao planejamento, mantendo as entradas e saídas estáveis.

3. Inteligência de dados

É justamente nessa etapa de acompanhamento orçamentário e indicadores de desempenho que entra a inteligência de dados. Trata-se de uma estratégia pela qual a empresa consegue coletar, armazenar e analisar os dados mais relevantes sobre a operação financeira do negócio.

Assim, o sucesso da previsibilidade financeira depende da capacidade de transformar as informações geradas pelos dados em insights e processos mais eficientes, confiáveis e lucrativos.

Quais os benefícios do sistema ERP nesse processo?

Um dos desafios dos gestores no setor de serviços é exatamente estruturar essas três etapas para atingir a previsibilidade. Para desenvolvê-las, o sistema ERP tem um papel central, pois a solução garante:

  • Modernização do planejamento e acompanhamento financeiro, facilitando a gestão;
  • Automação dos processos financeiros, reduzindo erros e garantindo eficiência;
  • Integração entre setores para uma visão global do negócio e demandas financeiras de cada área;
  • Centralização de todos os dados da operação, a partir da coleta e da análise de informações em tempo real;
  • Relatórios completos sobre o fluxo de caixa e operação financeira.

Com esses benefícios, o sistema ERP viabiliza a previsibilidade da receita. Porém, é essencial que a empresa escolha um parceiro que atende às demandas da área de serviços.

Veja também: Como melhorar a eficiência empresarial no setor de serviços com um sistema ERP?

Quais os diferenciais do SAP Business One?

O SAP Business One é um sistema ERP disponibilizado no Brasil pela Ramo Sistemas, que permite que os gestores tomem decisões inteligentes, confiáveis e com rapidez. A solução capta todas as informações críticas de vendas, clientes, operações e finanças, disponibilizando-as instantaneamente para toda a empresa.

A integração desses dados em um único sistema, em vez de várias planilhas desconexas, gera uma série de benefícios. Afinal, elimina a entrada de informações duplicadas, reduz custos e mitiga erros relacionados.

O sistema ERP ainda pode ser configurado para emitir alertas baseados no fluxo de trabalho, que desencadeiam respostas automáticas quando ocorrem eventos de negócios importantes. Este fator permite ao gestor se concentrar nos acontecimentos mais críticos.

Com o SAP Business One, você tem a visão clara do desempenho de sua empresa e maior confiança nas informações usadas para tomar decisões. O que influencia diretamente na previsibilidade financeira.

Quer saber mais sobre como o SAP Business One pode colaborar com seu negócio? Conheça a solução e entre em contato conosco!