Blog

planilha de controle de estoque

Por que não usar uma planilha de controle de estoque?

Quem tem uma loja online sabe que fazer uma planilha de controle de estoque não é a opção mais fácil para otimizar o trabalho e garantir a segurança das informações. Mas, como realizar o controle de estoque de uma forma efetiva, sem o uso de planilhas? 

É preciso deixar claro que existem soluções de gestão muito melhores, como softwares e ferramentas tecnológicas, que integram o controle de estoque ao departamento comercial, ajudando a manter a atualização de todas as partes.

Se você entendeu que é hora de abandonar o uso das planilhas para realizar o controle de estoque, continue acompanhando o artigo de hoje: separamos dicas essenciais para um bom controle de estoque sem planilhas.

Por que não usar uma planilha de controle de estoque?

Muitas micro empresas ainda utilizam planilha de controle de estoque, principalmente quando o negócio ainda está começando e os empreendedores ainda não conhecem outras ferramentas, mais rápidas e inovadoras, para fazer essa gestão.

No entanto, os riscos de seguir com essa prática, são muitos. A seguir, separamos algumas desvantagens da planilha de controle de estoque. Confira!

Leia também: 3 Benefícios do gerenciamento de serviços de TI

Perda de tempo e de dados

Utilizar uma planilha de controle de estoque pode fazer os profissionais perderem muito tempo, uma vez que eles precisam fazer a atualização dos dados e informações em tempo real – o que torna o trabalho muito mais cansativo.

Quando o estoque tem um grande volume, essa tarefa se torna praticamente impossível, pois são muitas entradas e saídas para contabilizar diariamente.

Tarefas repetitivas precisam ser feitas de forma automatizada, para que a equipe não perca tempo com essas demandas e possa se dedicar a ações internas mais estratégicas e produtivas.

Além disso, quando se utiliza planilha de controle de estoque, existe um risco muito alto de perda de dados. Informações da empresa podem estar em risco uma vez que o arquivo da planilha pode acabar corrompido, modificado ou excluído. 

Risco de erros e falta de segurança

Realizar uma gestão de estoque por meio de planilhas pode comprometer as operações, visto que um simples número digitado a menos pode modificar todas as informações e gerar problemas graves como perda de vendas por contagem errada de itens.

Se, por exemplo, o erro indicar menos produtos do que realmente tem no estoque, você pode acabar comprando a mais e ficar com um lote sobrando. Esse é apenas um dos exemplos de erros que podem acontecer por meio de processos humanos que são suscetíveis a falhas.

Outro ponto é que as planilhas não são consideradas plataformas seguras, ainda que elas possibilitem, muitas vezes, o uso de senhas para desbloqueio de conteúdos. Dessa maneira, as informações do seu estoque ficam expostas ao acesso de pessoas que não foram autorizadas, assim como ciberataques e vazamento de dados. 

Você pode se interessar: Por que migrar o ERP para pequenas empresas para a nuvem? Veja 7 motivos!

Conheça o SAP Business One!

Se você já entendeu que fazer a gestão de estoque por meio de planilhas não é a melhor maneira de otimizar os processos na sua empresa, chegou a hora de implementar uma ferramenta inovadora na sua empresa, como o SAP Business One, disponibilizada pela Ramo Sistemas

O SAP Business One é uma Plataforma de Gestão Integrada completa, personalizável e fácil de implementar. Com ferramentas inovadoras, o ERP permite a padronização completa da sua operação e facilita a gestão de departamentos, como: financeiro, contábil, logístico e compra e venda.

Com expertise de mercado e contando com uma tecnologia de última geração, a Ramo Sistemas ajuda a sua organização em todos os processos de implementação, configuração e sustentação da plataforma, oferecendo suporte completo.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com o nosso time!

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!